MEIO AMBIENTE

Aratiba investe em fertirrigação e aumenta os cuidados com o meio ambiente

Iniciativas como o Irriga Aratiba e novas estruturas ampliam produtividade, sustentam o solo e elevam a renda de famílias, cuida do meio ambiente com investimentos que superam R$ 10 milhões.

Por Redação VL Publicado em 12/10/2025 20:45 - Atualizado em 12/10/2025 22:07

O município de Aratiba (RS) intensifica suas ações no agro para alavancar a suinocultura e promover práticas sustentáveis. A Prefeitura, por meio do Programa Irriga Aratiba, oferece subsídio de 25% para implantação de fertirrigação e irrigação nas propriedades rurais, além de fornecer máquinas para viabilizar os sistemas. Até agora são mais de 40 propriedades beneficiadas, com investimentos que ultrapassam R$ 300 mil.

Esse programa foi lançado na administração anterior, quando o atual vice-prefeito Juarez Miechuanski era secretário de Agricultura do município. Depois disso, o programa pioneiro foi visto por dezenas de municípios e já foi implantado em alguns. O vice-prefeito diz que o programa vai crescer e conseguir acompanhar o desenvolvimento da suinocultura no município.

Uma das últimas propriedades onde o programa foi implantado é a de Júlio Birk, localizada na comunidade de Lajeado Ouro. Ele instalou fertirrigação em 07 hectares e quer aumentar a produção de pastagens.

Com essas medidas, Aratiba busca qualificar cada vez mais a produção de suínos e cuidar melhor do meio ambiente, garantindo o desenvolvimento rural de forma sustentável — aproveitando os dejetos suínos para fertilização natural, economizando nos custos de produção e preservando o meio ambiente. “A estratégia reforça a valorização dos agricultores, melhora a infraestrutura rural e contribui para a renda familiar no campo”, diz Juarez Miechuanski, vice-prefeito e autor do projeto.