Cidade

Assinada a ordem de início para construção da ponte sobre a Barragem Passo Fundo

Aguardada desde a década de 70, a obra vai impulsionar o desenvolvimento econômico regional por meio da travessia logística entre Campinas do Sul e Ronda Alta.

Por Irineu Fontela Filho Publicado em 27/11/2022 17:59 - Atualizado em 03/06/2024 11:32

O movimento denominado “Reintegração do Norte Gaúcho” consolidou mais um importante passo para realizar o principal objetivo da mobilização popular e apartidária: unir as regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, por meio de obras de infraestrutura. Na sexta-feira (25), os prefeitos de Campinas do Sul, Paulo Sérgio Battisti, e de Ronda Alta, Marcos Beux, assinaram a ordem de início para construção da ponte sobre a Barragem Passo Fundo. A obra que vai facilitar a logística entre os municípios do Alto Uruguai e da Zona da Produção será realizada pela empresa Traçado Construções e Serviços Ltda. De acordo com a licitação, o valor total do investimento é de aproximadamente R$ 23 milhões.

O deputado estadual Paparico Bacchi, presidente da Frente Parlamentar das Pontes na Assembleia Legislativa, participou do ato e destacou: “é dia de comemorar o sonho dos homens e mulheres que batalharam para garantir os recursos necessários para realizar a obra. Destaco especialmente o incansável trabalho do líder do movimento Reintegração do Norte Gaúcho, Leonir Bortolini, ex-prefeito de Campinas do Sul, com quem estive em Brasília nos últimos dois anos fortalecendo as reivindicações feitas à bancada gaúcha no Congresso Nacional para garantir os recursos necessários à construção da ponte, além das pavimentações asfálticas na ERS-211 e ERS-483”.

A obra é aguardada a mais de 50 anos, após a construção da barragem na década de 70 inundar a antiga ponte que interligava Ronda Alta e Campinas do Sul, e vai impactar diretamente o desenvolvimento econômico e social de 5 regiões, beneficiando uma população estimada de cerca de 1 milhões de pessoas em 100 municípios.

“Quero dizer sem medo de errar: nas próximas duas décadas as regiões Norte e Nordeste serão as duas regiões mais ricas do Rio Grande do Sul, por meio da força do seu povo que trabalha muito, bem como, pela constituição familiar onde há uma riqueza de etnias nestas regiões”, afirmou Paparico Bacchi.

No seu discurso, o parlamentar mais votado em Campinas do Sul e na região do Alto Uruguai reafirmou uma das principais prioridades do seu mandato como deputado estadual. “Continuem contando conosco no parlamento gaúcho. Quando assumi o mandato em 2019 coloquei no meu gabinete e nos informativos de mandato a logomarca: unindo regiões. Adotei essa mensagem como diretriz de trabalho porque as regiões Nordeste e Alto, onde tenho minhas raízes familiares, foram as últimas a serem colonizadas no Estado. Assim, nossa carência em obras de infraestrutura logística – especialmente de pavimentações asfálticas – prejudica o desenvolvimento econômico e social. Felizmente, chegamos ao final de quatro anos de mandato com muitos projetos licitados e obras em andamento”, ressaltou Paparico Bacchi - líder da bancada do Partido Liberal no parlamento gaúcho.

A solenidade também contou com a presença do deputado estadual Mateus Wesp, que representou o governo do Estado, além de diversas autoridades dos municípios que serão impactados pela obra.

Conteúdo relacionado