Cidade
Assinado termo para construção de memorial às vítimas da tragédia na Boate Kiss
Conforme o prefeito Jorge Pozzobom, a construção do memorial deve começar ainda este ano.
O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, e o vice Rodrigo Decimo assinaram, na noite de sexta-feira, um termo de compromisso junto à Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) para a construção de um memorial às vítimas da Kiss. A assinatura foi realizada na Praça Saldanha Marinho durante a programação que marca os 10 anos da tragédia na casa noturna.
Conforme o prefeito Jorge Pozzobom, a construção do memorial deve começar ainda este ano e será realizada a partir de recursos do Fundo dos Bens Lesados do Ministério Público, via governo estadual ou através de recursos próprios do Município. O valor do projeto deve custar cerca de R$ 4 milhões. “Estamos felizes em fazer o que não foi feito antes. O memorial terá um significado não somente para Santa Maria, mas para o mundo inteiro. Isto será mais um suporte a toda a história destas famílias. Vamos transformar a dor em amor, e a tristeza em alegria”, afirmou o prefeito.
Um dos objetivos do acordo firmado é fortalecer a relação de protagonismo da AVTSM, nesta e nas demais ações ligadas à tragédia. Esta também é uma forma de dar um passo à frente no projeto definido ainda em 2018, bem como dar significado ao local onde funcionava a boate.
O presidente da AVTSM, Gabriel Rovadoschi Barros, reforçou que a assinatura traz o compromisso e a transparência de que o memorial de fato será feito. “O que antes eram apenas palavras, agora é uma responsabilidade. As famílias e os sobreviventes merecem ter este espaço de memória. E ele será à justiça ou à impunidade”.
Foi lançado, ainda, na sexta-feira, pelo coletivo ‘‘Kiss: que não se repita”, a exposição Tempo Perdido, com fotos da época da tragédia que contaram com ajuda de programa de computador para mostrar como oito vítimas estariam hoje em dia. A programação se encerrou neste sábado, com uma missa em homenagem aos 242 jovens, na Basílica Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria.
PARA ENTRAR NA NOSSA COMUNIDADE DO WHATSAPP CLIQUE AQUI