Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Assinado termo para construção de memorial às vítimas da tragédia na Boate Kiss

Conforme o prefeito Jorge Pozzobom, a construção do memorial deve começar ainda este ano.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
28/01/2023 21:51 – atualizado há 10 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, e o vice Rodrigo Decimo assinaram, na noite de sexta-feira, um termo de compromisso junto à Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) para a construção de um memorial às vítimas da Kiss. A assinatura foi realizada na Praça Saldanha Marinho durante a programação que marca os 10 anos da tragédia na casa noturna.

Foto: Marcelo Oliveira/ Prefeitura de Santa Maria

Conforme o prefeito Jorge Pozzobom, a construção do memorial deve começar ainda este ano e será realizada a partir de recursos do Fundo dos Bens Lesados do Ministério Público, via governo estadual ou através de recursos próprios do Município. O valor do projeto deve custar cerca de R$ 4 milhões. “Estamos felizes em fazer o que não foi feito antes. O memorial terá um significado não somente para Santa Maria, mas para o mundo inteiro. Isto será mais um suporte a toda a história destas famílias. Vamos transformar a dor em amor, e a tristeza em alegria”, afirmou o prefeito.

Um dos objetivos do acordo firmado é fortalecer a relação de protagonismo da AVTSM, nesta e nas demais ações ligadas à tragédia. Esta também é uma forma de dar um passo à frente no projeto definido ainda em 2018, bem como dar significado ao local onde funcionava a boate.

O presidente da AVTSM, Gabriel Rovadoschi Barros, reforçou que a assinatura traz o compromisso e a transparência de que o memorial de fato será feito. “O que antes eram apenas palavras, agora é uma responsabilidade. As famílias e os sobreviventes merecem ter este espaço de memória. E ele será à justiça ou à impunidade”.

Foi lançado, ainda, na sexta-feira, pelo coletivo ‘‘Kiss: que não se repita”, a exposição Tempo Perdido, com fotos da época da tragédia que contaram com ajuda de programa de computador para mostrar como oito vítimas estariam hoje em dia. A programação se encerrou neste sábado, com uma missa em homenagem aos 242 jovens, na Basílica Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria.

PARA ENTRAR NA NOSSA COMUNIDADE DO WHATSAPP CLIQUE AQUI

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE