Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Assistidos reconhecem trabalho da Emater/RS-Ascar no Dia Nacional da Extensão Rural

Atualmente a Emater/RS-Ascar está presente em todos os municípios gaúchos, tem 1.773 empregados e é a Instituição oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) no Rio Grande do Sul.

Assessoria Emater
por  Assessoria Emater
06/12/2021 20:46 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Seu João da Silva é um agricultor entusiasmado, que com seus 84 anos mostra em atitudes e palavras o seu amor pela Terra e a gratidão à Emater/RS-Ascar, instituição vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), pelo apoio que vem recebendo ao longo de sua trajetória. O agricultor tem atualmente 400 pés de bergamotas, 300 de laranja de umbigo e 250 de Valença em produção no município de Arroio dos Ratos e desde que começou na agricultura, há mais de 60 anos, conta com o apoio da Instituição. Tanto que ele lembra o nome de todos os extensionistas e escreveu uma carta contando sua história de vida e das conquistas com o apoio da Emater/RS-Ascar. Assim como João da Silva, outros agricultores aproveitaram o dia 6 de dezembro, Dia Nacional da Extensão Rural e o Dia do Extensionista, para manifestar publicamente este reconhecimento aos profissionais.

Atualmente a Emater/RS-Ascar está presente em todos os municípios gaúchos, tem 1.773 empregados e é a Instituição oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) no Rio Grande do Sul.

Para comemorar a data, a Emater/RS-Ascar está realizando uma série de atividades em todo o Estado e na manhã desta segunda-feira ocorreu a Prosa do Saber Extensionista, um evento interno em que foi abordado um pouco da história e trajetória da Extensão Rural e de seus atores pelos extensionistas Francisco Manteze, Leandro Ebert e Silvana Canova.

O evento teve a condução da extensionista Luciana Maria Gobbi e a participação do presidente e diretores, respectivamente, Edmilson Pelizari, Alencar Rugeri e Lino Hammann.

Seis de dezembro lembra a fundação do primeiro Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural estabelecido em Minas gerais e é a data em que entra em vigência o Projeto de Lei 2191/2007, que estabelece este dia como o da Extensão Rural e, consequentemente, o Dia Nacional do Extensionista Rural. Hoje, escritórios da Instituição promoveram encontros com assistidos, parceiros e a imprensa para passar informações e celebrar a data.

Além de atividades presenciais, o Programa Rio Grande Rural está exibindo, pela televisão e em seu canal no Youtube, entrevistas comemorativas e através das plataformas de streaming estão sendo disponibilizados quatro episódios de podcasts que integram a série "Dezembro da Extensão" e são produzidos pela Gerência de Comunicação (GEC) e pelo GT do Conhecimento. A série faz parte das ações promovidas ao longo deste mês para valorizar a trajetória e o conhecimento dos extensionistas nas práticas de Aters no Rio Grande do Sul. Na primeira edição, já disponível em https://open.spotify.com/episode/3m81b9, o entrevistado é o extensionista Giovane Vielmo, de Ibarama, que conta sua trajetória, experiência e contribuição para o legado da Aters gaúcha. Participam das próximas edições as extensionistas Maristela Ebert, Cleusa Alves da Rocha e Córdula Eckert.

O extensionista da Emater/RS-AScar em Sapiranga, Mateus Mello, conta que optou por esta carreira porque tem uma compensação e uma inspiração muito grande, é uma atividade recompensadora. “Nós damos o melhor de nós no dia a dia, é algo que brota internamente em nós de forma espontânea”, ressalta o extensionista.

A agricultora Mara Konrath, assistida da Emater/RS-Ascar em Sapiranga, comenta que se não fosse o acompanhamento sem custo financeiro nenhum que recebem, não teriam como pagar para ter assistência técnica e que o trabalho que os extensionistas fazem é maravilhoso.

E o reconhecimento ao trabalho incansável dos extensionistas da Emater/RS-Ascar também vem de Teresa Barreto, gaúcha residente em Portugal, que acompanha e se diz uma admiradora das ações da Aters, em especial as desenvolvidas em Charqueadas, sua terra Natal. “Eu parabenizo a União Feminina de Charqueadas, a Letícia da Emater, que faz este suporte às mulheres trabalhadoras do campo e da cidade e a Emater pelo brilhante trabalho”, completa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE