Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Ataque hacker derruba sistemas e exclui dados da PF e PRF

Corporações foram atingidas por investida criminosa contra servidores do governo federal em 10 de dezembro.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
20/12/2021 13:33 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um ataque cibernético derrubou o sistema interno da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com informações obtidas com exclusividade pelo R7, dados de policiais com dívida ativa com a União foram apagados durante a investida criminosa. As equipes de segurança do governo acreditam também que informações de condutores cadastrados em bancos de dados das corporações foram excluídos.

Ataque hacker derruba sistemas e exclui dados da PF e PRF | Foto: Reprodução / R7

As corporações foram atingidas no dia 10 em meio a um ataque a diversos órgãos do governo, que teve como alvo principal o Ministério da Saúde. De acordo com fontes policiais ouvidas pela reportagem, os sistemas permanecem fora do ar e os dados ainda não foram recuperados.

"Saiu na mídia que os dados não foram afetados. Mas percebemos que muita coisa foi excluída. Existe a expectativa de que tudo volte hoje à tarde, mas ainda não se sabe se o que foi perdido será recuperado", diz uma fonte anônima que integra a área policial.

O problema impacta no trabalho de milhares de policiais em todo o país, principalmente quem atua na área administrativa e precisa levantar as informações para direcionar ações, investigações e fiscalização de entradas e pessoas em todo o país. A suspeita é de que ocorreu um ataque do tipo ransomware, onde os criminosos sequestram informações do sistema.

Os dados roubados estariam em duas redes de servidores. O problema tira do ar o SIstema Eletrônico de Informações do governo federal. As investigações, até o momento, não chegaram até os autores das ações e nem identificaram a localização dos atacantes. A suspeita é de que o crime tenha partido de algum servidor que atua no governo e tem acesso privilegiado ao sistema — o que facilita a exclusão de informações e comprometimento do sistema.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE