Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Clima

Até quando vai chover no Rio Grande do Sul?

Já são mais de três semanas seguidas de chuva no estado.

Metsul
por  Metsul
26/09/2023 13:11 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

Nesta terça-feira (26) Rio Grande do Sul está enfrentando chuvas intensas e tempestades em várias regiões, com ocorrência de granizo e danos em algumas cidades devido ao tamanho das pedras de gelo. Também há registro de raios e ventos fortes.

Após três semanas contínuas de chuvas intensas, resultando em volumes de precipitação sem precedentes para o mês de setembro e desastres com 50 mortos, enchentes constantes e inúmeros temporais, a pergunta mais frequente dos gaúchos é: quando vai parar de chover?

Hoje, não. Trata-se de um dia de enorme instabilidade atmosférica e tempo severo no território gaúcho.

O sistema se aprofunda ao cruzar pela região entre o Norte gaúcho e Santa Catarina, o que traz a chuva forte e os temporais de granizo com vento hoje no estado. Como se sabe, baixas pressões reforçam a instabilidade. No fim do dia, entretanto, a chuva já vai estar mais fraca na maioria das cidades gaúchas, embora ainda chova forte em alguns pontos.


Para complicar o cenário desta terça-feira, há ainda o ingresso de ar muito quente em altitude na Metade Norte gaúcha com uma corrente de jato em baixos níveis trazendo forte vento do quadrante Norte no Noroeste e no Norte do estado. O ar muito quente garante a energia para a formação das nuvens de tempestades. Normalmente, neste tipo de situação em que a instabilidade é acompanhada por ar muito quente em altitude há muita incidência de raios e abundante queda de granizo em muitos pontos, tal como está se vendo desde cedo hoje. 

O granizo, aliás, é o maior risco nesta terça no Rio Grande do Sul e no Leste de Santa Catarina com diâmetro médio a grande em alguns locais. Quanto mais ar quente presente, maior o risco de granizo grande.

O centro de baixa pressão que hoje traz muita chuva e temporais dará origem, então, a um ciclone na costa amanhã, quando o Sul e o Leste do estado devem ter rajadas de vento, em média, de 60 km/h a 80 km/h e superiores em alguns pontos da orla e dos Campos de Cima da Serra. Há risco de queda de árvores e cortes de energia. 

Amanhã, começa o alívio. O ciclone estará sobre o mar e a circulação ciclônica ainda traz chuva nas Metades Norte e Leste do estado gaúcho, mas com volumes menores. Será quando a frente fria avançará por Santa Catarina e o Paraná, com maior intensidade no território catarinense. Ar mais frio e de alta pressão vai avançar e começar a melhorar o tempo no Rio Grande do Sul.

https://metsul.com/quando-vai-... .

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE