ERECHIM

Atividades do Maio Amarelo reúne famílias na Praça Jayme Lago

Objetivo das atividades educativas e interativas é promover conscientização no trânsito, lazer e aprendizado para crianças e adultos.

Por Redação Publicado em 19/05/2025 10:34 - Atualizado em 19/05/2025 10:44

Neste domingo (18), a Praça Jayme Lago foi palco de uma tarde especial voltada à educação no trânsito, reunindo famílias de Erechim e região. A programação contou com diversas atividades interativas, como a Escolinha de Trânsito, que ensinou às crianças, de forma lúdica, noções básicas de segurança viária. Também houve pintura facial com temas relacionados ao trânsito, distribuição de balões e lembranças com a mensagem “Eu participei do Maio Amarelo 2025”. O evento ainda ofereceu uma acolhedora mateada e um mirante com informações educativas sobre prevenção de acidentes.

A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública e da Diretoria de Trânsito, em parceria com o CFC JAT. A ação contou ainda com o apoio de parceiros locais como Ervateira Cristalina, GL Fibra, Força Voluntária do Alto Uruguai, Pé no Pedal e Rally Bike.

Morador de Erechim, Diego Stubinski, trouxe uma filha Bárbara, de 7 anos. "Acho um incentivo muito legal, principalmente relacionado à conscientização nas crianças. Penso que deveria ter mais vezes para educar a população quanto aos riscos do trânsito", disse.

Já Juliana da Silva Moreira, natural do Rio de Janeiro e residente em Erechim há 32 anos, levou as filhas Ágatha e Safyra. “É importante que eles aprendam os sinais, os perigos e que sejam condutores mais responsáveis no futuro”, ressalta.

De acordo com o secretário de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Jackson Arpini, o objetivo do Maio Amarelo é promover um trânsito mais seguro e humano, valorizando a vida e o papel de cada cidadão na construção de uma convivência mais consciente. "Nossos órgãos de segurança, parceiros e agentes estão fazendo a diferença em Erechim, com um trabalho sério, comprometido e direcionado à proteção da vida. A campanha reforça a importância de cada cidadão contribuir para um trânsito mais seguro e consciente, de cuidado com o próximo e com a nossa própria vida", destacou.

Para a diretora-geral do CFC JAT, Suelen Flores, eventos como esse são abordados diretamente para a formação de uma cultura de responsabilidade. "Semeamos hoje o cuidado que queremos ver no trânsito do amanhã. É assim que construímos, juntos, um trânsito mais humano e seguro", reforça.

A ação integra a campanha nacional do Maio Amarelo, que busca sensibilizar a sociedade sobre a importância de um comportamento mais seguro e responsável no trânsito, valorizando a vida em todas as suas formas de mobilidade. Também fez parte das atividades uma pedalada nas ruas centrais de Erechim.