Atleta e estudante da URI representará Erechim no Campeonato Brasileiro de Karatê Tradicional
Maria Frare competirá nos dias 6 e 7 de setembro, no Rio de Janeiro, após conquistar cinco medalhas no Sul-Sudeste e garantir vaga entre os principais nomes da modalidade.
A estudante do curso de Educação Física da URI e atleta da Escola de Karatê Onna Bugeisha, Maria Frare, representará Erechim e a Seleção Gaúcha Principal no Campeonato Brasileiro de Karatê Tradicional, que será realizado nos dias 6 e 7 de setembro, em Teresópolis (RJ).

A vaga para o torneio nacional foi conquistada após seu excelente desempenho no Campeonato Sul-Sudeste, onde Maria conquistou cinco medalhas. O resultado consolidou sua posição entre os principais nomes do karatê tradicional e lhe garantiu o direito de competir com os melhores atletas do Brasil.
Considerado um dos eventos mais importantes da modalidade, o Campeonato Brasileiro vai além da competição esportiva, promovendo também os valores filosóficos e educacionais que fazem parte da essência do karatê.
Maria é treinada pela Sensei Cristiane Babinski, formada em Educação Física pela URI. Para ela, a participação da aluna é fruto de anos de dedicação e também demonstra a força do esporte em Erechim: “A trajetória da Maria simboliza o empenho de nossos atletas e o trabalho contínuo de formação que desenvolvemos na cidade.”
Com orgulho, Maria afirma: “Mais do que buscar medalhas, essa é uma oportunidade de reafirmar os princípios do karatê, representando minha cidade e o Rio Grande do Sul com muito empenho.”
A atleta conta com o apoio da Prefeitura de Erechim, Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo, Dankana Kimonos, Federação Sul Rio-grandense de Karatê Tradicional (FSRKT) e Espaço Raquel.
Para o coordenador do curso de Educação Física da URI, professor Flávio Zambonato, a participação de Maria é motivo de orgulho: “É gratificante ver nossos alunos e diplomados se destacando no esporte e levando o nome da instituição a eventos de grande relevância nacional.”