Gente

Atriz Lea Garcia morre aos 90 anos

Atriz estava em Gramado quando sofreu um infarto. Ela seria homenageada hoje no Festival de Cinema com o Troféu Oscarito.

Por Redação Publicado em 15/08/2023 12:34 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

A atriz Léa Garcia morreu nesta terça-feira (15), aos 90 anos, em Gramado, na Serra Gaúcha, após sofrer um infarto. No mesmo dia, ela seria homenageada no Festival de Cinema com o Troféu Oscarito.

Uma das primeiras atrizes negras da televisão brasileira, a artista ficou conhecida após interpretar Rosa, na novela “Escrava Isaura”.

Léa nasceu no Rio de Janeiro, em 1933. Ela se interessou pelas artes cênicas por influência do dramaturgo e ativista social Abdias do Nascimento, que a convenceu a subir ao palco do Teatro Experimental do Negro na peça “Rapsódia Negra” (1952).

Foto: Reprodução/Instagram

A atriz fez sua estreia na televisão no Grande Teatro da TV Tupi ainda na década de 1950. Foi para a Globo em 1970 na novela “Assim na Terra Como no Céu”, na qual interpretou Dalva, a empregada do personagem de Jardel Filho. Em 1972, participou do primeiro programa gravado inteiramente em cores no Brasil: um episódio de “Caso Especial” chamado “Meu Primeiro Baile”.

Em 1976, interpretou sua primeira vilã em “Escrava Isaura”. O papel de Rosa fez Léa ser reconhecida pelo público, mas também lhe rendeu problemas: a atriz chegou a sofrer violência física de telespectadores que odiavam a personagem.

“Escrava Isaura é o meu cartão de visitas. Tive muitas dificuldades em fazer cenas de maldade com a Lucélia Santos. Eu me lembro de uma cena em que, quando a Rosa acabou de fazer todas as perversidades com a Isaura, eu tive uma crise se choro, me pegou muito forte. Chorei muito, não com pena, mas porque me tocou”, disse a atriz em entrevista.

Ela também atuou em novelas como “Selva de Pedra”, “Xica da Silva” e “O Clone”. Léa conquistou quatro Kikitos com os filmes “Filhas do Vento”, “Hoje Tem Ragu” e “Acalanto”. Ela tem mais de cem produções no currículo, incluindo cinema, teatro e televisão.

A organização do Festival anunciou alterações na programação de hoje em respeito à Lea Garcia. A homenagem que seria entregue à Léa Garcia e Laura Cardoso foi cancelada. A cerimônia de entrega do Oscarito à Laura Cardoso ganhará nova data no evento.

Léa Garcia desembarcou em Gramado no último sábado, dia 12, acompanhada do filho, Marcelo Garcia. Desde então, a atriz circulava diariamente pelo evento, onde acompanhou diversas sessões no Palácio dos Festivais. Em uma de suas passagens pelo tapete vermelho, a atriz afirmou ao portal Acontece Gramado ter “um enorme prazer em estar mais uma vez em Gramado. Esse calor, essa receptividade com a qual a cidade nos recebe. Aqui tem um leve sabor de chocolate no ar. Obrigado a todos que fazem o festival, que participam e que concorrem. Aqui me sinto sempre prestigiada”.

Conteúdo relacionado