Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Atuação na UBS Escola fortalece a relação ensino e serviço no Curso de Enfermagem da URI

São prestados grandes serviços por acadêmicos e professores que estão beneficiando um contingente de 20 mil pessoas que residem no bairro.

Secom URI
por  Secom URI
11/09/2023 14:35 – atualizado há 6 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A implantação da UBS Escola do Bairro Progresso, em Erechim, está trazendo significados importantes para todos os cursos da área da saúde da URI. Ali, são prestados grandes serviços por acadêmicos e professores que estão beneficiando um contingente de 20 mil pessoas que residem no bairro.

O Curso de Graduação em Enfermagem está presente na UBS Escola realizando, por meio de professores e acadêmicos, atividades práticas curriculares e aulas teórico-práticas. Neste segundo semestre, estão desenvolvendo suas atividades as disciplinas de Enfermagem no Cuidado à Saúde da Criança e do Adolescente e Estágio Supervisionado II B - Saúde Coletiva, sob a orientação, respectivamente, das professoras Cibele Sandri Manfredini e Marciane Kessler.

No Cuidado à Saúde da Criança e do Adolescente as ações estão voltadas para o público de 0 a 18 anos, gestantes e puérpera, envolvendo a família como um todo, olhando para a integralidade do cuidado. São realizadas consultas de enfermagem, onde é coletado um histórico do paciente com a finalidade de conhecer dados pertinentes a sua condição de saúde, família, hábitos de vida e o ambiente em que vive. Com isso, realiza-se o diagnóstico de enfermagem e o plano de cuidados direcionados para o problema que gerou a consulta.

Ainda são realizadas consultas voltadas à promoção e prevenção da saúde como por exemplo a puericultura. Nesta, são avaliados o crescimento e desenvolvimento do bebê, que deve ser acompanhado pelo menos até os 12 meses de vida, de forma mensal. Aqui, são realizadas orientações sobre vacinação, pré-natal, amamentação, higiene e avaliação clínica com o exame físico e aferição dos sinais vitais e medidas antropométricas. Ao realizar todas as avaliações, são repassadas orientações específicas para cada caso e, se for necessário, o paciente é encaminhado para consulta médica na UBS, no pronto socorro, em outra unidade ou para outra especialidade de forma interdisciplinar.

Na disciplina de Estágio Supervisionado II B – Saúde Coletiva, que ocorre no 10º semestre do Curso, o acadêmico tem a oportunidade de gerenciar processos de trabalho na enfermagem, acompanhar o processo de gestão do enfermeiro, diagnosticar e solucionar problemas de saúde de forma individual ou coletivo, conhecer e atuar no território, trabalhar em equipe e vivenciar o dia a dia do profissional enfermeiro fortalecendo seus conhecimentos.

Diante disso, os alunos desenvolvem a consulta de enfermagem em diferentes situações como, por exemplo, na prevenção do câncer do colo de útero e mama, no diagnóstico de ISTs com a realização dos testes rápidos e, ainda, com a gestante e seu parceiro durante o pré-natal. Além disso, executam técnicas como coleta de exames laboratoriais, curativos de feridas crônicas e lesões agudas, retirada de pontos cirúrgicos, fluidoterapia, medicação intramuscular e endovenosa, Fleet Enema e vacinas. São realizados, ainda, procedimentos específicos do enfermeiro como sondagem vesical e nasogástrica, tanto na unidade como no domicílio, se for necessário.

Dentre as ações que são realizadas na UBS estão, ainda, as relacionadas com o Programa Saúde na Escola, onde são praticadas diversas atividades de educação e promoção da saúde nas escolas de abrangência da unidade e ações direcionadas a populações vulneráveis, como, por exemplo, atenção equitativa direcionada a recicladores de lixo que atuam no território.

O enfermeiro tem como competência reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe, assim como da gestão da unidade de saúde. Para que o acadêmico vivencie essa competência, ele participa e realiza a organização de protocolos e documentos que facilitam a gestão do trabalho do enfermeiro.

Outra atividade que é realizada pelos acadêmicos e professores do Curso é a visita domiciliar e a busca ativa no território. Os enfermeiros da unidade indicam a família que necessita de atendimento domiciliar por diferentes motivos e os acadêmicos, com a professora orientadora, organizam ações, às vezes, com o agente comunitário de saúde de referência da área onde a família reside. Nesta visita, é realizada uma observação das condições de saúde da família, condições ambientais e sociais, presença de animais domésticos, estrutura domiciliar e familiar para o planejamento da assistência e cuidados de enfermagem.

Estas atividades, por vezes, ocorrem de forma transversal entre acadêmicos das disciplinas do Curso de Enfermagem e acadêmicos de outros cursos da saúde da URI que também realizam suas práticas na UBS Escola, como por exemplo, Psicologia, Medicina e Nutrição, bem como com os enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde atuantes na UBS, com apoio dos profissionais da área administrativa e da higienização da unidade escola.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE