Cidade

Audiência Pública apresenta o Relatório sobre a execução econômica do último quadrimestre de 2023 em Machadinho

O prefeito em exercício, Dorival De Lima Vilarino que acompanhou todos os detalhes apresentados e discutidos.

Por Ascom Machadinho Publicado em 07/02/2024 16:57 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Na Câmara de Vereadores de Machadinho, com a presença de representantes públicos e membros da comunidade, foi realizada na manhã desta terça-feira (06) a Audiência Pública para apresentação do Relatório Circunstanciado sobre a execução econômica - financeira e avaliação das metas fiscais da administração direta da Prefeitura Municipal de Machadinho, referente ao 3° quadrimestre de 2023.

Foto: Silmar Luiz Biscaro

Esteve presente na Audiência, o prefeito em exercício, Dorival De Lima Vilarino que acompanhou todos os detalhes apresentados e discutidos.

Os dados apresentados no Relatório apontam o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal por parte do governo municipal. As aplicações em educação até o 3° quadrimestre de 2023, teve o percentual de 25,26%, sendo que a aplicação em Fundeb superou seus 70% em despesas de pessoal e encargos. Em saúde, os recursos próprios atingiram 29,82% de investimento. Em resumo o município de Machadinho liquidou despesas no valor de R$40.344.747,98 de um total de R$42.854.330,96 arrecadados.

Em conformidade com a legislação, a área de educação e saúde tiveram aplicação de recursos superiores ao estimado. Com um olhar para as duas áreas, além das demais que complementam o suporte público e atendimento à comunidade, os investimentos garantem educação de qualidade através de profissionais capacitados, infraestrutura e material pedagógico de referência. Na área da saúde o atendimento básico e Pronto Atendimento de Urgência - PADU destacam a localidade pelo suporte dado à população.

Conforme o profissional da área de contabilidade, Darli Spanholo, que coordenou o encontro, os números apresentados expressam que a arrecadação não chegou ao patamar estimado, ou seja, os recursos tiveram um percentual menor que o projetado e diferentes fatores contribuíram para isso não só em Machadinho, mas em diversos municípios. “Mesmo que arrecadando menos que o previsto, as aplicações foram positivas e com o esforço do governo municipal os recursos foram muito bem aplicados” comentou Darli, reiterando ainda que acompanha a movimentação financeira de Machadinho a muitos anos e avalia como evolutivo todo o investimento destinado até o momento, promovendo assim o desenvolvimento e progresso local.

Conteúdo relacionado