TRANSBRASILIANA

Audiência pública reforça mobilização pela pavimentação da BR-153 entre Erechim e Passo Fundo

Obra é a demanda mais antiga do Alto Uruguai e deve ser incluída no orçamento da União para avançar; mobilização regional foi destaque no encontro.

Por Redação Publicado em há 9 horas

A pavimentação do trecho da BR-153 entre Erechim e Passo Fundo, conhecido como Transbrasiliana, voltou ao centro das discussões públicas em audiência realizada na última sexta-feira (27/06), na Câmara de Vereadores de Erechim. Organizado pelos vereadores Clairton Balen (Erechim) e Márcia Ballen Matté (Aratiba), o evento contou com a presença de representantes do DNIT, que atualizaram o público sobre o andamento da obra.

Esse é o único trecho sem asfalto da rodovia federal que liga o Norte ao Sul do Brasil — atravessando mais de 3.500 km até o Pará — e representa uma demanda histórica da região, com mais de 50 anos de espera.

Com o plenário lotado de lideranças políticas, entidades, sindicatos e cooperativas, a audiência reuniu esforços para garantir que o projeto seja incluído no orçamento da União e nos investimentos do PAC. O deputado federal Paulo Pimenta participou da discussão, que resultou em um cronograma para acelerar os trâmites, incluindo pressão da bancada gaúcha para priorizar a obra entre as oito propostas a serem contempladas com recursos impositivos.

Representando a AMAU, o prefeito de Itatiba do Sul, Valdemar Cibulski (Polaco), destacou a força da união entre os municípios. “Precisamos manter essa união. A pavimentação da Transbrasiliana não é só uma questão de desenvolvimento, mas de salvar vidas — especialmente considerando os riscos da ERS-135.”

A proposta é que a contratação do projeto executivo e da execução da obra seja feita por uma única empresa, permitindo que o licenciamento ambiental avance em paralelo. A expectativa é que a licitação ocorra já no início de 2026, viabilizando o início das obras o quanto antes.

Redação com informações da Assessoria Amau