Santa Catarina
Aulas presenciais são suspensas em Chapecó por avanço da pandemia e colapso na rede de saúde
Na rede pública, as aulas começam no dia 18 de fevereiro em formato 100% on-line.
As aulas presenciais em Chapecó, no Oeste do Estado, foram suspensas por tempo indeterminado, devido ao aumento de casos de coronavírus e a crise na rede de saúde da cidade. O decreto, que determina novas medidas de enfrentamento à pandemia, foi assinado pelo prefeito João Rodrigues, nesta sexta-feira (12).
Já iniciadas, as aulas nas escolas particulares foram novamente interrompidas. As atividades da rede municipal e estadual, previstas para retornarem no dia 18 de fevereiro terão início com formato 100% on-line, informou hoje o jornal Diário Catarinense.
Além disso, as atividades extracurriculares presenciais na rede pública e privada também estão canceladas. A medida vale para todos os níveis de ensino, a partir de segunda-feira (15).
A decisão foi tomada após reunião do prefeito com os secretários e diretores, quando o grupo avaliou a necessidade do decreto, para frear o contágio da Covid-19. Na última terça (9), o gestor municipal chegou a declarar que condicionaria as suspensões de atividades ao colapso do atendimento de saúde.
UTI's lotadas no Oeste
A região Oeste vive um momento crítico, com 94,9% dos leitos gerais de terapia intensiva (UTI) ocupados. Se considerar as vagas disponíveis para adultos, a situação piora: 98,2% estão preenchidos. Das 72 pessoas hospitalizadas com confirmação ou suspeita de Covid-19 em leitos de UTI, 71 estão em leitos adultos.