Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Aumento de casos de Covid em Erechim é pauta de reunião na Prefeitura

O município já se articula com ações de prevenção e enfrentamento, bem como planos de contingência que podem ser necessários.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
11/01/2022 11:13 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Na manhã desta terça-feira (11), o aumento dos casos ativos da Covid-19 foi pauta de uma reunião no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim. Devido a mudança do cenário da doença, o município já se articula com ações de prevenção e enfrentamento, bem como planos de contingência que podem ser necessários.

A reunião foi coordenada pelo prefeito em exercício, Flávio Tirello e contou com a participação do secretário Geral de Governo, Edgar Marmentini, com a secretária adjunta de Saúde, Daniele Colla, com a coordenadora da Secretaria de Saúde, Leila Hofmann, com o diretor executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE), Jackson Arpini e com o diretor administrativo da FHSTE, Márcio Pires.

Orientação para população

Entre as ações que serão adotadas de forma imediata estão o fortalecimento no atendimento das 12 Unidades Básicas de Saúde e da Unidade Municipal de Referência me Saúde (UMRS), a antiga UPA. A população que tiver sintomas gripais deve procurar pela UBS de referência do bairro ou a UPA. É este o atendimento de entrada para casos suspeitos da Covid-19 e também para a testagem. O pronto-socorro do Hospital Santa Terezinha não deve ser procurado por pessoas com sintomas gripais, exceto nos finais de semana. O pronto-socorro tem foco em procedimentos e urgência e emergência. Além disso, a FHSTE, referência para toda região, já trabalha com planos de contingência.

Reforço para vacinação

Além disso, para reforçar o processo de vacinação contra Covid-19 e a Influenza/H1N1, e para evitar que as pessoas tenham contato com outros pacientes, a UPA irá atender nos próximos três sábados (15, 22 e 29/01), das 8h às 13h para atendimento EXCLUSIVO de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda, que conforme divulgado pelo Governo do Estado, a vacinação para crianças de 5 a 11 anos iniciará no dia 19 de janeiro de 2022, de forma escalonada. Todos detalhes da organização que está sendo feita serão divulgados posteriormente.

“Infelizmente uma nova cepa da Covid-19 volta a nos preocupar. O número de casos ativos vem aumentando significativamente, mas felizmente não tivemos reflexos disso em hospitalizações e mortes. Mesmo assim, estamos articulando ações de contingência e para reforçar o atendimento à população nesse momento”, pontua o prefeito em exercício, Flávio Tirello.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE