Cidade
Áurea estuda lançar no mercado a erva-mate polonesa
A estruturação da marca considera o Selo de Origem, de Conformidade, da Gastronomia Polonesa e a Rota do Turismo da Erva-mate.
A estruturação da marca considera o Selo de Origem, de Conformidade, da Gastronomia Polonesa e a Rota do Turismo da Erva-mate.
A idéia inicial surgiu em reunião realizada nesta quarta, 04, no escritório municipal da Emater de Áurea, com a participação de Laior Baggio da Rádio Polska, do Supervisor Regional da Emater e também presidente da ASPEMATE - Associação dos Produtores de Erva-Mate do Alto Uruguai Valdir Zonin e dos colegas Murilo Marcon e Ligia Wencelewski da Emater local.
Estarão em análise as seguintes possibilidades:
• SELO DE ORIGEM - Identificação Geográfica das diferentes marcas de erva-mate produzidas em Áurea (Capital Polonesa dos Brasileiros);
• SELO DE CONFORMIDADE - envolvendo os processos desde a matéria prima até o produto final;
• GASTRONOMIA POLONESA À BASE DE ERVA-MATE - pratos típicos poloneses com pitadas de erva-mate;
• ROTA DA ERVA-MATE no turismo local, dentre outras ações.
O objetivo inicial e formar uma parceria envolvendo as indústrias ervateiras do município, poder público municipal, EMATER, Rádio Polska, ASPEMATE, IBRAMATE e demais parcerias interessadas, para colocar a ideia em prática no sentido de identificar, caracterizar e divulgar esse importante alimento.
Com esse leque de ações será possível mostrar o diferencial da erva-mate e derivados produzidos no município de Áurea que já possui 12 Indústrias Ervateiras, tornando possível também ampliar a exportação já existente para a Polônia, dentre outros países.