Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Aurora fecha temporariamente unidade frigorífica em Tapejara

Frigorífico que foi comprado da Agrodanieli em 2021, abate fica na comunidade de São Silvestre

Leandro Zanotto / AU Online
por  Leandro Zanotto / AU Online
28/07/2023 09:21 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

Na noite desta quinta-feira, dia 27, trabalhadores da unidade da Aurora Alimentos, situada na comunidade de São Silvestre, no interior de Tapejara, foram surpreendidos com a notícia do possivel fechamento do local e a demissão dos funcionários.

Segundo a Rádio Tapejara, durante a tarde, a direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Tapejara (STIATap) esteve reunida com representantes da empresa que vieram de Chapecó.

Foto: Divulgação STIA Tapejara

Conforme a emissora, desde o momento deste comunicado, a direção do STIA Tapejara está mobilizada para tentar reverter a situação e dialogar com os representantes da cooperativa.

Os trabalhadores, juntamente com o Sindicato da categoria, informaram que irão paralisar as atividades até um posicionamento da empresa frigorífica.

A unidade de São Silvestre, foi comprada pela Aurora em 2021, do grupo Agrodanieli, com capacidade de abate de 50 mil aves por dia.

O que diz Aurora? 

No fim da manhã desta sexta-feira, Aurora, se manifestou através de sua assessoria de imprensa sobre o fato e negou que irá fechar o frigorifico e demitir os trabalhadores. 

Em nota a cooperativa explicou que apenas suspendeu temporariamente as operações na planta que fica na comunidade de São Silvestre e que investirá mais de R$ 82 milhões de reais no local, para aumentar o abate que passará de 42 mil aves por dia para 76 mil, segundo dados da empresa. 

Ainda de acordo com a nota a suspensão terá inicio apenas no dia 14 de agosto e retornará o mais breve possível, período em que serão instalados novos equipamentos e feitos adequações na instalação fabril. 

Sobre o emprego a cooperativa garantiu que manterá o no quadro os 532 funcionários, que serão transferidos para outras unidades durante a suspensão das atividades. 

Além disso a cooperativa garantiu que  indenizará os avicultores que  tiverem intervalo superior à média praticada durante o período em que a unidade frigorífico esteve em operação.

CONFIRA LOGO ABAIXO A NOTA NA INTEGRA

COMUNICADO DA AURORA COOP

A Cooperativa Central Aurora Alimentos (AURORA COOP) comunica que, em razão da necessidade de melhorar o mix de produção da planta avícola – Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) – localizada em São Silvestre, no município de Tapejara (RS), suspenderá temporariamente as operações industriais, onde serão investidos mais de R$ 82 milhões de reais.

A suspensão iniciará no dia 14/08 retornando às atividades com a maior brevidade possível. Nesse período serão instalados novos equipamentos, modernizadas as linhas de produção e implantadas adequações nas instalações fabris. O objetivo é preparar a unidade agroindustrial para o processamento de novos produtos, além da obtenção do SIF (Serviço de Inspeção Federal) e habilitação para o mercado externo. No momento a unidade opera com o SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e produz exclusivamente para o mercado interno.

Atualmente, o Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) abate 42.000 aves por dia. Com os investimentos, passará a abater aproximadamente 76.000 aves por dia, trabalhando em turno único. A planta poderá posteriormente operar em dois turnos de abate, duplicando a sua capacidade.

Para assegurar a empregabilidade da força de trabalho, os 532 colaboradores diretos serão mantidos nos quadros da AURORA COOP, devendo ser transferidos para as outras unidades que a empresa mantém na região, inclusive no próprio município, no Frigorífico Aurora Tapejara II (FATA II).

Por outro lado, em face da suspensão temporária haverá ajuste operacional na produção a campo. Os lotes de aves entregues pelos produtores que formam a base produtiva serão direcionados ao Frigorífico Aurora Tapejara II (FATA II). O intervalo entre os lotes será ampliado para adequação do fluxo de produção das granjas à capacidade de processamento industrial. Para evitar prejuízos aos avicultores, a AURORA COOP indenizará aqueles produtores cooperados que tiverem intervalo superior à média praticada durante o período em que a unidade Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) esteve em operação.

Com as medidas anunciadas, a AURORA COOP reafirma seu compromisso com a modernização das indústrias, aperfeiçoamento de processos e melhoria contínua das condições de produção e trabalho, tudo isso emoldurado por uma política de sustentabilidade, calcada na valorização da vida, na defesa ambiental e na integração comunitária.

O noroeste gaúcho pode continuar contando com a AURORA COOP para o seu desenvolvimento social e econômico sustentado.

Chapecó (SC), 28 de julho de 2023.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE