Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Áustria anuncia confinamento de não vacinados contra o coronavírus a partir desta segunda-feira

Medida foi anunciada no país neste domingo.

O Sul
por  O Sul
14/11/2021 21:59 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As pessoas não vacinadas ou que se recuperaram recentemente da Covid-19 na Áustria terão de obedecer a um confinamento a partir de segunda-feira (15) para conter a propagação do coronavírus, anunciou neste domingo (14) o chanceler Alexander Schallenberg.

Divulgação

“A situação é grave […]. Não adotamos a medida de maneira leve, mas infelizmente é necessária”, disse Alexander Schallenberg em uma entrevista coletiva em Viena.

Quase 65% da população recebeu as duas doses da vacina na Áustria, percentual inferior à média europeia, que é de 67%, e longe de países como Espanha (79%) e França (75%). O chanceler considerou o índice “vergonhosamente baixo” ao anunciar na sexta-feira o plano de confinamento.

As pessoas afetadas pela medida não poderão deixar suas casas, exceto para fazer comprar, praticar atividades físicas ou receber atendimento médico. O confinamento será aplicado a todos nesta situação a partir dos 12 anos.

Controles não anunciados serão realizados. O governo avaliará os resultados das restrições em um prazo de 10 dias, informou o ministro da Saúde, Wolfgang Mückstein, que pediu aos hesitantes que aceitem a vacina o mais rápido possível.

A medida deve ser aprovada pelo Parlamento durante a tarde, o que ‘a priori’ é uma simples formalidade. No sábado (13), a Áustria registrou mais de 13.000 novos casos de Covid-19 em um país com mais de 9,8 milhões de habitantes, o maior número de contágios desde o início da pandemia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE