Educação

Auxiliares de Disciplina das Escolas Municipais realizam formação

Durante o Recesso Escolar, todas equipes passam por formação continuada

Por Assessoria Prefeitura de Erechim Publicado em 18/07/2023 18:19 - Atualizado em 03/06/2024 11:53

Nesta terça-feira (18), Auxiliares de Disciplina das Escolas Municipais participaram de um encontro de formação na URI Erechim. Estes profissionais são responsáveis pela monitoria das crianças com deficiências e com o transtorno do espectro autista (TEA), quando não há autonomia em tarefas de higiene, locomoção e alimentação, além de serem suporte nas Escolas Municipais.

A secretária de Educação, Verenice Lipsch, destacou a importância deste momento na caminha da cada um na abertura das atividades.

"O papel de cada um no dia a dia da Escola, acolhendo e contribuindo, para que cada cidadão tenha seu espaço, suas individualidades respeitadas, o direito de estar com seus pares, numa verdadeira inclusão, são uma prioridade", comentou a secretária.

Atualmente são 91 profissionais nomeados e 34 contratados para essa função. O semestre termina com um total e 20 horas de formação continuada com intuito de qualificar o trabalho que é realizado nas Escolas Municipais.

Compartilhando vivências, desafios e possibilidades na perspectiva do auxiliar de disciplina no processo de inclusão

O tema do evento conduzido pela Secretaria Municipal de Educação, através do Setor Pedagógico, da Educação Inclusiva e pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE), foi ‘Compartilhando vivências, desafios e possibilidades na perspectiva do auxiliar de disciplina no processo de inclusão’.

"Este ano tivemos a missão de acolher os auxiliares de disciplina na escola. Foi um momento desafiador, de adaptações e aprendizagem. Através do trabalho da mantenedora em parceria com a equipe diretiva, professoras de apoio e das professoras de AEE, obtivemos resultados positivos e gratificantes.
Hoje estamos compartilhando vivencias, desafios e possibilidades na perspectiva do auxiliar de disciplina no processo de inclusão", relataram as professoras do AEE, da EMEI Dr Ruther A.V.Muller, Caroline Kesler Andreolla e Inéia Brusamarelo.

Este dia é marcado pelo acolher, pelo carinho e pela gratidão que dia a dia esses profissionais fazem a inclusão acontecer. É um desafio, uma tarefa de criar, recriar e até recomeçar quando necessário para que as condições da permanência de todos, seja cada vez mais efetiva. 

"Foi muito bom estar com meus colegas, auxiliares de disciplina conhecendo um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido diariamente por cada um, nesta luta pela inclusão de todas as crianças/estudantes na área da educação”, disse o Auxiliar de Disciplina da EMEF Caras Pintadas, Fernando Luis Garcia Zanin.
"Todos ganham com a inclusão nas escolas. Aqui falamos de um aprendizado em conjunto, num processo delicado, cuidador e enriquecedor para toda a comunidade escolar”, finalizou a coordenadora da Educação Inclusiva da SMEd, Andreia Paula Ceron.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados