Rio Grande do Sul
Avião com 63,6 mil doses de Coronavac já chegou ao Rio Grande do Sul
Desembarque ocorreu no início da manhã deste sábado, em Porto Alegre.
O governo do Rio Grande do Sul confirmou a chegada do avião com 63,6 mil doses da vacina Coronavac na manhã deste sábado. O desembarque ocorreu um pouco depois das 6h no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A quantidade deverá ser inteiramente destinada à aplicação de segunda dose em pessoas que já estão com o prazo vencido. Em Porto Alegre, uma pequena quantidade foi disponibilizada e se esgotou ainda na quarta-feira.
As novas remessas de Coronavac vão começar a ser distribuídas a partir da manhã de segunda-feira. Segundo o governo estadual, as doses do imunizante, que serão destinadas para aplicação da segunda dose em vários municípios, estarão disponíveis para retirada na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi).
Com a reserva, serão atendidos os vacinados com doses da 9ª e 10ª remessas, referentes a 7 de maio. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), Porto Alegre ficará com 11.030 doses do imunizante. Pela manhã, das 9h às 11h30, as cargas poderão ser retiradas pelas regionais de saúde e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre.
À tarde, das 13h às 15h30, será a vez dos municípios da 1CRS atendidos diretamente pela Ceadi, que são Alvorada, Canoas, Esteio, Gravataí, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara e Viamão.
Não guardar a vacina
Nessa semana, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, reforçou durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representação do Estado e dos municípios, que os gestores municipais não guardem vacinas da Coronavac em estoque, e utilize tudo que possuem para a aplicação da segunda dose em quem recebeu a primeira, há 28 dias ou mais. Também ressaltou que os municípios não devem, por conta própria, desobedecer a fila de grupos prioritários definida pelo Ministério da Saúde, passando outras pessoas à frente.
Oxford/Astrazeneca
De acordo com Piratini, as 243,4 mil doses de vacinas Oxford/Astrazeneca que chegaram ao Estado na última quinta-feira foram reservadas, por determinação do Ministério da Saúde, para a segunda dose em pessoas que receberam a primeira aplicação das remessas de 25 de fevereiro e 22 e 26 de março. A segunda dose para esses grupos está prevista para ser aplicada a partir dos dias 21 de maio e 14 e 18 de junho.
"Quando chegar próximo ao vencimento da segunda dose, distribuiremos os quantitativos aos municípios para que possam atender 100% das D2 dessas três remessas", explicou Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).