Mundo
Avião da Latam faz pouso de emergência sem um motor em Assunção
Aeronave partiu de Santiago do Chile. Latam mandou Nota ao AU, explicando o que teria ocorrido.
Um avião da companhia aérea chileno-brasileira Latam fez à meia-noite de quarta-feira (26) um pouso de emergência em Assunção, com 48 passageiros a bordo, sem motor e com sérios danos após passar por uma forte tempestade. A informação foi divulgada por autoridades do Paraguai nesta quinta-feira (27).
"O avião aterrissou sem um motor e com rachaduras no para-brisa. Os passageiros sentiram um forte pânico por causa da forte turbulência que passaram", disse o presidente da Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC), Félix Kanazawa, aos repórteres. "Sua parte da frente ficou destroçada", acrescenta o diretor de aeroportos Douglas Cubilla.
Kanazawa detalhou que "esses tipos de aeronaves estão preparadas para voar com apenas um motor".
O avião partiu de Santiago do Chile e tinha previsão para chegar às 20h00 GMT (17h00 de Brasília) de quarta-feira, mas foi desviado para Foz do Iguaçu devido a uma forte tempestade que atingiu a capital paraguaia. Às 22h, a aeronave voltou a voar para completar seu trajeto, quando outro temporal acompanhado de granizo atingiu Assunção, relata Douglas Cubilla.
"O piloto nos disse para nos prepararmos para um pouso forçado. Depois, a aeromoça disse no alto-falante para nos prepararmos em posição de impacto. Ali eu abracei minha filha, mas meu cinto de segurança soltou e comecei a pedir socorro. Graças a Deus, um homem teve pena de nós e me ajudou", contou a passageira paraguaia Pabla Thomen para a rádio 1080 AM.
Alguns passageiros passaram mal pela forte turbulência e precisaram ser atendidos por paramédicos na chegada do aeroporto internacional Silvio Pettirossi, disse Kanazawa.
Nota da Latam
"A LATAM Airlines Paraguai informa que o voo LA1325, que operava a rota Santiago-Assunção em 26/10, precisou alternar pouso para o aeroporto de Foz do Iguaçu às 18h43 (hora local) devido às más condições meteorológicas em Assunção.
Com a melhora das condições em Assunção, a aeronave retomou a sua rota para a capital paraguaia, mas enfrentou condições climáticas severas durante o voo, o que exigiu um pouso de emergência em Assunção às 23h09 (hora local). Não houve feridos entre os passageiros e a tripulação, que foram imediatamente atendidos pelas equipes de solo quando chegaram ao Paraguai.
As condições climáticas do voo causaram danos na fuselagem da aeronave e impactaram as operações. Para a linha aérea, qualquer evento relacionado à segurança de voo é considerado grave.
Seguindo os regulamentos aeronáuticos, a LATAM Airlines Paraguai está colaborando com a investigação das autoridades competentes sobre o incidente.
Lamentamos a situação vivida por nossos passageiros. A LATAM Airlines Paraguai está em contato com todos os clientes deste voo para prestar o apoio necessário."