Cidade
Bacharelado em Geografia da UFFS recebe conceito máximo em avaliação do MEC
Comissão de avaliação realizou a visita virtual in loco no mês de agosto.
O curso de bacharelado em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim recebeu o conceito 5, nota máxima, em avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC). Para o reconhecimento do curso, a comissão de avaliação realizou a visita virtual in loco no mês de agosto.
Durante a visita, a comissão conheceu as instalações do Campus, realizou reuniões com estudantes, professores, Núcleo Docente Estruturante (NDE), Colegiado do curso e dirigentes do Campus. Para a realização do reconhecimento são avaliadas três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. O objetivo é verificar se foram cumpridos os requisitos constantes no projeto do curso apresentado para autorização. Cada dimensão recebe um conceito, que varia entre 1 e 1. Ao final, é atribuída uma nota chamada de “conceito contínuo”. O curso atingiu 4,94 do total de 5,00. Dessa forma, o curso recebeu o conceito 5, atingindo o nível máximo de excelência.
O bacharelado em Geografia oferece uma formação sólida para discentes, tendo como foco as questões ambientais, ordenamento territorial, planejamento territorial e regional e geotecnologias. No mundo do trabalho, os egressos podem atuar como consultores e assessores autônomos, como profissionais técnicos em empresas que buscam promover a sustentabilidade ambiental e responsabilidade social. Ao se formar os discentes têm direito ao registro no CREA, com atribuições profissionais em: Sistemas e Métodos aplicados a Ecossistemas e Recursos Naturais Renováveis e Aproveitamento Racional, Sistemas e Métodos aplicados a Áreas e Meios Degradados, Planejamento Físico-Espacial, Planejamento Regional e Zoneamentos.
A UFFS - Campus Erechim oferta o bacharelado em Geografia desde 2021. Há também o curso de licenciatura, ofertado desde a fundação da Universidade.