ERECHIM

Balen da Feira apresenta dados positivos sobre empregos e celebra a luta das mulheres

Por Carla Emanuele/Ascom Câmara de Vereadores Publicado em 10/03/2025 17:37 - Atualizado em 10/03/2025 21:34

Na sessão legislativa realizada na última quinta-feira (6), o vereador Balen da Feira (PT) trouxe dados positivos sobre o município e fez uma homenagem às mulheres, destacando suas lutas e conquistas ao longo dos anos.

Dados do CAGED evidenciam inclusão no mercado de trabalho


Durante seu discurso, o parlamentar apresentou números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), apontando que 98% dos empregos gerados em 2024 no país, foram ocupados por pessoas inscritas no Cadastro Único. Além disso, 75% dessas vagas foram preenchidas por beneficiários do Bolsa Família.

Balen ressaltou que esses dados demonstram que a população atendida por esses programas sociais busca oportunidades e se insere no mercado de trabalho. Ele também chamou a atenção para a defasagem salarial no município, observando que o valor do Bolsa Família, somado a pequenos trabalhos informais, muitas vezes se equipara ao salário oferecido por algumas empresas. O vereador ainda destacou a dependência de setores específicos, como frigoríficos, da mão de obra estrangeira e alertou para a necessidade de melhores condições salariais.

Homenagem às mulheres e reflexões sobre a trajetória feminina


Aproveitando o momento, Balen prestou uma homenagem às mulheres, relembrando a origem da luta feminina por direitos, desde os protestos das operárias russas que pediam “pão e paz” até os trágicos episódios de mulheres que morreram em incêndios enquanto trabalhavam em fábricas.

O vereador trouxe também um relato pessoal, mencionando a realidade vivida por sua avó e sua mãe no meio rural, onde a mulher desempenhava múltiplas funções, mas tinha poucos direitos. Ele destacou a importância da organização e mobilização feminina, citando a luta de sua mãe pela aposentadoria das mulheres, que permitiu a redução da idade mínima para 55 anos.

Além disso, ressaltou como a participação das mulheres tem crescido em diferentes espaços, desde grupos comunitários até a política, mencionando a presença de quatro vereadoras na Câmara Municipal. No setor agrícola, destacou o protagonismo das mulheres na agricultura familiar, na gestão de padarias, laticínios e hortas, bem como na operação de máquinas pesadas no agronegócio.

O parlamentar também mencionou eventos promovidos pelo sindicato e pela Emater que incentivam a valorização da mulher, proporcionando momentos de reflexão, capacitação e lazer.