O exame prático da CNH passa por mudanças em alguns estados, que decidiram flexibilizar regras tradicionais, como a exigência da baliza, por exemplo. A baliza é a manobra utilizada para estacionar o veículo de ré em uma vaga localizada entre dois carros ou obstáculos e figura entre as principais causas de reprovação nos exames práticos de direção.

A partir desta segunda-feira (26), a prova da baliza deixou de ser obrigatória no exame prático para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em cinco estados: Amazonas, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Em contrapartida, o teste seguirá sendo exigido no Rio Grande do Sul e também nos estados do Acre, Bahia, Paraíba, Sergipe e Rondônia. A manutenção da exigência no território gaúcho foi confirmada pelo Detran estadual, que diz que o exame prático de direção no Estado "segue a atual normativa federal" e será ajustado após a publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).