Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Banco Central deve manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano nesta quarta

Atualmente, a taxa está no maior patamar desde novembro de 2016

O Sul
por  O Sul
22/03/2023 09:13 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central anuncia nesta quarta-feira (22) a taxa básica de juros da economia brasileira. Segundo projeções de economistas do mercado financeiro, a Selic deve ser mantida em 13,75% ao ano.

Esse é o maior patamar desde novembro de 2016, ou seja, em pouco mais de seis anos. Se confirmada, essa será a quinta manutenção da taxa Selic nesse nível. A decisão será anunciada por volta das 18h30min, após a reunião do Copom, que acontece em meio a tensões no sistema financeiro global, com a quebra de bancos, e de pressões por parte do governo federal para a redução dos juros.

Para definir o nível dos juros, o Banco Central se baseia no sistema de metas de inflação. Quando a inflação está alta, a autoridade monetária eleva a Selic. Quando as estimativas para a inflação estão em linha com as metas, o Banco Central pode reduzir os juros básicos da economia.

Neste momento, o BC já está ajustando a taxa Selic para tentar atingir a meta de inflação do próximo ano, uma vez que as decisões sobre juros demoram de seis a 18 meses para terem impacto pleno na economia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE