Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Banhistas lotam Praia Brava em Itajaí, cidade com mais casos de coronavírus em SC

Aglomeração ocorreu um dia antes de vigorar decreto municipal que proíbe circulação nas praias.

NSCTotal
por  NSCTotal
20/06/2020 22:17 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma grande concentração de pessoas foi flagrada na tarde deste sábado (20) na praia Brava, em Itajaí, no litoral catarinense. A aglomeração na faixa de areia descumpriu determinação do Estado, que proíbe agrupamentos, e ocorreu um dia antes de entrar em vigor decreto municipal que proíbe a circulação e a permanência em espaços públicos da cidade, incluindo as praias.

Pessoas se agruparam na faixa de areia e não usavam máscaras(Foto: Fabiano Correia)

Em segundo em número de mortes no ranking estadual, Itajaí apareceu, neste sábado, na primeira posição entre os municípios catarinenses com mais casos confirmados da doença e é o primeiro a passar a marca de 1,2 mil infectados. O painel do Estado contabilizou 96 novos casos na cidade, somente nas últimas 24 horas.

Procurada pela reportagem, a prefeitura informou, através de nota, que deve redobrar a fiscalização a partir do domingo (21), quando regras mais restritivas de enfrentamento à Covid-19 passam a vigorar em Itajaí. Antes disso, no entanto, informou que a responsabilidade pela área onde ocorreu o agrupamento neste sábado é das forças policias.

A Polícia Militar foi procurada pela reportagem e informou que fez atendimentos pontuais no local nesta tarde e que realiza operações sistemáticas no município, "o que não significa fiscalizações nos quatro cantos da cidade diariamente". Disse, também, que "entre um ambiente fechado e aberto, entendemos que o primeiro requer mais atenção e cujas medidas sanitárias são de responsabilidade empresarial, com efeito à coletividade".

Novas restrições

Itajaí decretou novas medidas de enfrentamento ao coronavírus que passam a valer a partir deste domingo (21). As restrições incluem o horário limitado de funcionamento de estabelecimentos comerciais e a proibição de permanência e circulação de pessoas em espaços públicos e foram determinadas, segundo a prefeitura, "em decorrência ao risco de agravamento da situação da pandemia em Itajaí e região nos próximos dias". 

Veja as restrições

- Proibido circular e permanecer em espaços públicos (o que inclui praias, parques e praças). Proibição vale inclusive pra atividade física.

- Proibido permanecer nas ruas e nas calçadas em frente a bares e restaurantes - pra evitar aglomeração.

- Estabelecimentos comerciais só podem funcionar entre 6h e 23h. Com isso, bares e casas noturnas, por exemplo, não vão poder funcionar durante a madrugada. Exceção para serviços de saúde, como farmácias e hospitais.

- Transporte publico municipal e intermunicipal permanecem suspensos.

- Todas as medidas acima são por tempo indeterminado.

Confira nota da prefeitura na íntegra

O Município de Itajaí está fiscalizando o cumprimento das normas de prevenção, distanciamento social e uso de máscaras nos estabelecimentos comerciais da cidade. Estão atuando na operação Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Defesa Civil e forças policiais.

Em relação a essa situação específica da praia Brava, a fiscalização da aglomeração nestas áreas deve ser feita pelas forças policiais.

Itajaí decretou novas medidas de enfrentamento ao coronavírus. O Decreto nº 11.926/2020, que passa a valer a partir deste domingo (21), determina que o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais seja limitado das 6h às 23h e proíbe a circulação e permanência de pessoas em espaços públicos, como praias e parques. As medidas são em decorrência ao risco de agravamento da situação da pandemia em Itajaí e região nos próximos dias. Para cumprimento do decreto, o município irá reforçar a fiscalização.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE