Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Barão de Cotegipe realiza 12ª Conferência de Assistência Social visando evoluir nas políticas públicas

Evento aconteceu nesta quinta-feira (12), na Casa do Idoso.

Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar
por  Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar
13/08/2021 13:50 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A assistente social da Emater/RS-Ascar Isolete Bacca esteve em Barão de Cotegipe, região do Alto Uruguai, nesta quinta-feira (12/08), palestrando na 12ª Conferência de Assistência Social Municipal, realizada na Casa do Idoso. A Conferência foi aberta com a leitura do regimento interno e teve seguimento com a palestra da extensionista.

Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

Isolete destacou os marcos legais na Organização da Assistência Social e contextualizou a legislação. Ela detalhou o tema central Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social e os cinco eixos que norteiam o processo das conferências nas esferas municipais, estadual e nacional, definido pelo Conselho Nacional de Assistência Social. Os cinco eixos são a proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; controle social: o lugar da sociedade civil no Serviço Único de Assistência Social e a importância da participação dos usuários; gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social; e atuação do Suas em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

Na sequência, os participantes foram divididos em grupos, para debate e elaboração das propostas, norteadas no tema central e nos cinco eixos. As dez propostas aprovadas serão encaminhas para a Conferência Estadual, que acontecerá em outubro (25 a 27/10), de forma virtual, no sentido de evoluir em termos de políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal.

Na abertura, o prefeito Vladimir Farina destacou a importância das políticas públicas para melhorar “a vida das pessoas”, com um conjunto de ideias. Farina agradeceu especialmente à palestrante Isolete Bacca. Também agradeceu a Emater/RS-Ascar, a Assistência Social, vereadores e demais integrantes de sua equipe.

Gilberto Tonello agradeceu, em nome da Emater/RS-Ascar, a parceria com a Prefeitura. Tonello destacou a importância da conferência para questionar “o que podemos fazer enquanto sociedade e entidades para que possamos ajudar as famílias mais necessitadas. Trabalhamos com as áreas econômicas, sociais e ambientais para contribuir com as famílias e com o desenvolvimento dos municípios”, completou.

Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

O ato contou com a presença do prefeito Vladimir Farina, da primeira-dama, Anelice Farina, da vice-prefeita Eliane Follador, do presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Zanela, da secretaria de Assistência Social, Scarlett de Oliveira, do gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, da equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Barão de Cotegipe, integrada por Mauro Deboni, Jonas Farina e Sandra Palavicini (que também é presidente do Conselho Municipal de Assistência Social), da extensionista rural social Nádia da Rosa, de convidados representantes de segmentos da sociedade, entre outros. O ato seguiu os protocolos sanitários de combate a Covid 19.

Delegados e suplentes eleitos:

Governamental:

Scarlett de Oliveira (titular)

Lidia Paula Bagnara Rover(suplente)

Sociedade Civil:

Alini Ferri Bedin (titular)

Sandra Maria Schenatto Palavicini (suplente)


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE