Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Barão de Cotegipe tem ação preventiva em alusão ao 18 de maio

Caravana da Família Gentil do Teatro Luz e Cena de Novo Hamburgo/RS passou em diversos pontos da cidade, combinando arte, alegria e muita informação a comunidade cotegipense.

CARLIZA WELKER
por  CARLIZA WELKER
16/05/2022 15:55 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Na última sexta-feira, a Prefeitura Municipal de Barão de Cotegipe, em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social - CRAS e o Conselho Tutelar realizaram uma Ação Preventiva em alusão ao dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nessa oportunidade esteve presente no município a Caravana da Família Gentil do Teatro Luz e Cena de Novo Hamburgo/RS, que passou em diversos pontos da cidade, combinando arte, alegria e muita informação a comunidade cotegipense.

O objetivo dessa campanha foi mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda a criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre de abusos e exploração sexual.

A atual presidente do Colegiado Tutelar de Barão de Cotegipe, a Conselheira Carliza Welker ressalta a importância da denúncia:

"Se estamos sabendo sobre alguma situação suspeita de violência, temos o dever de denunciar. É importante ressaltar que não há a necessidade de comprovação de que essa violência ocorreu. A partir da denúncia, o caso chega à rede de proteção, que garantirá as condições especiais para que as crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência possam ser ouvidas e principalmente protegidas. A violência prospera e funciona por meio do silêncio. Para romper com o ciclo de violência, é necessário dar voz e visibilidade a esse problema. A primeira providência é fazer com que a ameaça pare e a criança ou o adolescente seja protegido. Denúncias podem ser feitas diretamente ao Conselho Tutelar da região de moradia. Há também o canal Disque 100, que acolhe notificações de violações de direitos de públicos mais vulneráveis, como crianças, adolescentes e idosos, entre outros grupos. As notificações podem ser anônimas."

A sua atitude pode ajudar a mudar os índices de violência contra as crianças e adolescentes em nosso país. Violência contra criança não combina com o Brasil. Você pode agir. Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.

Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência deve denunciar. A denúncia de casos de abuso ou exploração sexual pode ser feita pelo Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima. O serviço está disponível 24 horas, todos os dias, inclusive fins de semana e feriados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE