NO RIO GRANDE DO SUL

Barreiras sanitárias serão reduzidas na área de foco da gripe aviária a partir de sexta (23)

A desmobilização se deve à conclusão da primeira etapa de vistorias nas propriedades rurais, em um raio de dez quilômetros a partir do foco em Montenegro, e à não ocorrência de novos casos.

Por Ascom Seapi Publicado em 22/05/2025 21:58 - Atualizado em 22/05/2025 22:01

A partir de sexta-feira (23), a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) vai atuar com apenas quatro barreiras sanitárias contra a gripe aviária, ao invés de sete. A desmobilização se deve à conclusão da primeira etapa de vistorias nas propriedades rurais, em um raio de dez quilômetros a partir do foco em Montenegro, e à não ocorrência de novos casos.

Foto: Ascom Seapi

Com funcionamento 24 horas, ficarão instaladas as duas barreiras de desinfecção em um raio de três quilômetros nas estradas vicinais, além da estrutura mais ao norte, na RS-124. A barreira de bloqueio ao foco também segue posicionada. Até o momento, 2.805 veículos já foram abordados e desinfetados.

Nesta quinta-feira (22/5), a equipe do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal manteve as atividades de educação sanitária nos municípios da região. Houve ações em 32 escolas municipais e estaduais, além de reuniões com gestores de escolas e agentes de saúde e agentes de endemias.