BC lança ferramenta para bloquear abertura indevida de contas bancárias
Novo sistema BC Protege+ permite que cidadãos e empresas impeçam aberturas fraudulentas e já evitou mais de 260 tentativas irregulares no primeiro dia.
O Banco Central lançou o BC Protege+, ferramenta que permite a pessoas e empresas bloquear a abertura de contas bancárias feitas de forma indevida ou fraudulenta.
Ao ativar o recurso — disponível no Meu BC, mediante login Gov.br nível prata ou ouro — o usuário impede que instituições financeiras o incluam como titular ou representante de novas contas. Desde o lançamento, cerca de 8 mil pessoas já ativaram o serviço, que barrou mais de 260 tentativas de abertura irregular.
O BC Protege+ está disponível no site do BC, dentro da área logada do Meu BC no site do Banco Central, seguindo: "Serviços > Cidadão > Meu BC". Dentro do sistema, é possível ativar ou desativar a proteção a qualquer momento.

Na mesma plataforma Meu BC, os usuários podem obter o Relatório de Contas e Relacionamentos (CCS), que mostra os bancos e instituições financeiras em que a pessoa tem contas, investimentos ou outros vínculos, com a data de início e, se houver, do fim desse relacionamento. Neste caso, é possível verificar se seus dados não foram usados indevidamente para abrir contas.
A proteção vale para contas-correntes, poupanças e contas de pagamento pré-pagas e pode ser ativada ou desativada a qualquer momento. O BC planeja expandir o sistema para outros produtos financeiros, como Pix e crédito, conforme a adesão dos usuários.