Rio Grande do Sul
Bebê de apenas dois meses corre risco de vida por falta de UTI
Família entrou na Justiça e está aguardando na central de leitos, mas Estado diz que não tem vagas
Uma família moradora de Tapejara entrou em contato com AU Online na manhã desta quinta-feira, dia 13, na busca de chamar atenção das autoridades para o caso de um bebê de apenas dois meses que corre risco de vida caso não consiga um leito de UTI em um hospital.
A pequena Alícia Prass Thomaz, que completou dois meses nesta quinta, está internada no Hospital Santo Antônio de Tapejara, segundo a mãe Bruna, a bebê teve um caso de bronquiolite, uma doença respiratória que ataca os bronquíolos e prejudica a respiração dos recém nascidos.
Conforme a mãe, a bebê passou por novos exames e seu estado de saúde é grave, ela está no oxigênio com uma pneumonia aspirativa e precisa com urgência um leito de UTI, mas o Estado, informou que não tem a vaga disponível devido alta demanda. A família foi então incluída na fila da Central de Vagas e chegou acionar a Justiça, mas até o momento não houve uma resposta por parte do Estado ou do Poder Judiciário.
“Eu estou desesperada, como mãe, peço que as autoridades se movimentem façam alguma coisa, pois a milha filha está correndo risco de vida. Eu preciso de ajuda imediatamente”, disse Bruna a reportagem do AU.
A reportagem entrou em contato com a Central de Leitos que informou que o caso da Bebê Alícia está sendo tratado como prioridade, mas não deu previsão de vagas. Não conseguimos contato com o Poder Judiciário de Tapejara.