Economia
Bolsonaro diz que programa Bolsa Família deve pagar 50% mais
Presidente afirmou que políticas de restrições prejudicaram brasileiros que precisam de ajuda.
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira, que pretende aumentar em 50% o valor dado no Bolsa Família até dezembro. A apoiadores, que o esperavam em frente ao Palácio da Alvorada, ele confirmou que o valor do benefício deve ir a R$ 300.
Bolsonaro aproveitou o assunto para elogiar os profissionais da agricultura e da pecuária. “Se o pessoal do campo tivesse ficado em casa, não teria inflação, teria desabastecimento.”
A explicação, segundo ele, é que a situação dos beneficiados ficou pior com a “inflação nos alimentos” e a defendida pelos governadores do “fique em casa”. “Eu não fechei nenhum botequim. O desemprego mata mais que o vírus.”
Bolsonaro citou ainda que, por causa de lockdowns e medidas de restrição impostos por governadores e prefeitos, “o prejuízo à educação vai ser enorme, porque a molecada está há um ano e meio fora da escola”.
Segundo o presidente, o governo trabalha para ser aprovado no país o homeschooling (ensino em casa), mas o lobby das escolas particulares é grande contra a medida.
Não há caixa-preta no BNDES
Na conversa com seus apoiadores, que durou cerca de 25 minutos, Bolsonaro comentou ainda que, ao contrário do que acreditava, não há uma caixa-preta no BNDES, afirmação que ele mesmo fez várias vezes para criticar obras dos governos do PT em outros países. A tal abertura da caixa-preta do BNDES era uma de suas promessas de campanha em 2018.
De acordo com Bolsonaro, os recursos enviados pelo BNDES atendiam a alterações de MPs (Medidas Provisórias) legítimas.
“Não foi caixa-preta, na verdade, está tudo aberto no site do BNDES. Eu também achava isso”, admitiu, aproveitando para cutucar o partido rival, dizendo que está inaugurando obras deixadas para trás pelo PT no Brasil. “O PT não deixou obra inconclusa fora do Brasil, foram quase meio trilhão de reais que saíram do BNDES, que vocês estão pagando. Vocês estão pagando a conta dos caras lá de trás.”