Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Bolsonaro e Boris Johnson exigem cessar-fogo, diz Reino Unido

Presidente brasileiro conversou com primeiro-ministro britânico ao telefone e afirmou que ataque da Rússia precisa ser parado.

R7
por  R7
03/03/2022 19:57 – atualizado há 8 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, conversaram por telefone nesta quinta-feira sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, segundo o governo britânico, e exigiram um “cessar-fogo urgente”. Os dois também disseram que “a paz tem que prevalecer”.

Em um comunicado, o Reino Unido disse que o primeiro-ministro considerou as ações do regime russo na Ucrânia como “repugnantes”. Johnson ainda acrescentou que civis inocentes estão sendo mortos e cidades destruídas. “O mundo não pode permitir que a agressão do presidente [da Rússia, Vladimir] Putin tenha sucesso”, afirmou.

O premiê britânico frisou a Bolsonaro que “o Brasil foi um aliado vital na Segunda Guerra Mundial” e que a posição do país em exigir o fim da guerra é “novamente crucial neste momento de crise”. “Juntos, o Reino Unido e o Brasil precisavam pedir o fim da violência”, salientou Johnson.

Segundo o Reino Unido, o primeiro-ministro e o presidente brasileiro concordaram com a importância da estabilidade global e Johnson disse estar ansioso para trabalhar em estreita colaboração com Bolsonaro em questões bilaterais importantes, como segurança e comércio.

O R7 entrou em contato com o Palácio do Planalto pedindo um posicionamento do governo brasileiro sobre a conversa, mas não recebeu resposta até a atualização mais recente desta reportagem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE