Bolsonaro é preso após decisão do STF e defesa pede manutenção de prisão domiciliar

Ex-presidente, condenado a mais de 27 anos na ação da trama golpista, teve prisão preventiva cumprida pela PF enquanto sua defesa alega doenças crônicas para evitar sua transferência para a Papuda.

Por Redação/Agência Brasil Publicado em 22/11/2025 08:04 - Atualizado em 22/11/2025 08:06

Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22), após a Polícia Federal cumprir um mandado de prisão preventiva determinado pelo STF. Desde 4 de agosto, ele estava em prisão domiciliar por descumprir medidas cautelares — como uso de redes sociais e contato com autoridades estrangeiras — e utilizava tornozeleira eletrônica.

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Na sexta-feira (21), o senador Flávio Bolsonaro convocou uma vigília de orações perto da casa onde o ex-presidente cumpria a prisão domiciliar. No mesmo dia, a defesa de Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes a concessão de prisão domiciliar humanitária, alegando problemas de saúde que exigem acompanhamento médico contínuo. O objetivo era evitar sua transferência para o presídio da Papuda.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão no caso do Núcleo 1 da chamada trama golpista, e a execução das penas dos réus deve ocorrer nas próximas semanas.