Política
Bolsonaro rebate Lula sobre suposto descaso com indígenas: “Farsa da esquerda”
Em seu canal no Telegram, no domingo (22), Bolsonaro disse que as críticas são uma “farsa da esquerda”.
Jair Bolsonaro (PL) rebateu as declarações de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o suposto descaso com os indígenas durante o governo do ex-presidente. Em seu canal no Telegram, no domingo (22), Bolsonaro disse que as críticas são uma “farsa da esquerda”.
“Contra mais uma farsa da esquerda, a verdade: os cuidados com a saúde indígena são uma das prioridades do governo federal. De 2019 a novembro de 2022, o Ministério da Saúde prestou mais de 53 milhões de atendimentos de atenção básica aos povos tradicionais, conforme dados do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena do SUS, o SasiSUS”, disse o ex-presidente.
No sábado (21), Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, visitaram o território Yanomami, em Roraima, e decretaram emergência em saúde na região, onde há diversas crianças com desnutrição severa e pessoas com problemas de saúde.
Após a visita, Lula criticou a gestão de Bolsonaro em relação aos povos indígenas: “Se ao invés de fazer tanta motociata tivesse vergonha e viesse aqui, quem sabe esse povo não estivesse abandonado como está”.
“Mais do que uma crise humanitária, o que vi em Roraima foi um genocídio. Um crime premeditado contra os Yanomami, cometido por um governo insensível ao sofrimento do povo brasileiro”, declarou o petista.