Bolsonaro sofre queda na cela da PF e permanece em observação médica

Ex-presidente bateu a cabeça, sofreu traumatismo craniano leve e segue sob acompanhamento médico em Brasília.

Por Redação Publicado em 06/01/2026 13:15 - Atualizado em 06/01/2026 13:19

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a passar mal na madrugada desta terça-feira (6), conforme informou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Aos 70 anos, ele teria sofrido uma queda e batido a cabeça em um móvel na cela onde está detido, na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

Segundo Michelle Bolsonaro, o atendimento médico ocorreu apenas quando o ex-presidente foi chamado para a visita, por estar detido em uma sala especial da PF. Ela esteve na unidade nesta terça-feira e aguardava esclarecimentos sobre os primeiros socorros. Já integrantes da Polícia Federal afirmaram que houve atendimento no local e minimizaram a gravidade do caso.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O episódio ocorreu seis dias após Bolsonaro receber alta hospitalar, depois de procedimentos para tratar uma hérnia e crises de soluços.

Após avaliação, o médico responsável recomendou que Bolsonaro permanecesse em observação. O cirurgião Cláudio Birolini informou que o ex-presidente sofreu um traumatismo cranioencefálico (TCE) leve, quadro que geralmente apresenta recuperação do estado mental em até 24 horas, mas que requer acompanhamento médico.

Desde que voltou à custódia da PF no dia 1º, Bolsonaro apresentava evolução clínica positiva, sem crises frequentes de soluço, mas relatava dificuldades para dormir devido ao barulho do ar-condicionado da unidade. A defesa levou a queixa ao STF, e o ministro Alexandre de Moraes deu prazo de cinco dias para a Polícia Federal se manifestar sobre as condições apontadas.