Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Bombeira é habilitada a conduzir caminhões de combate a incêndios e ambulâncias

A jovem atua no Corpo de Bombeiros Voluntários de Antônio Prado há dois anos e após especialização agora também pode conduzir veículos de emergência.

Rádio Solaris
por  Rádio Solaris
14/06/2021 19:53 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A bombeira voluntária Camila Serafin se tornou a primeira mulher habilitada a conduzir a ambulância e caminhão do Corpo de Bombeiros Voluntários de Antônio Prado (CBVAP). A condutora tem 25 anos e já atua na corporação há cerca de dois anos e nos conta como iniciou nesta área. Ela relata que desde os 15 anos tinha vontade de ajudar os outros e mudar o mundo, um anseio muito comum nesta idade, que foi deixado um pouco de lado com o passar dos anos ao ingressar no curso de Direito.

Os anos se passaram e a jovem concluiu os estudos e o desejo retomou. “Após finalizar a pós graduação, e com tempo livre para novas atividades esse sonho saiu da caixinha. Com a nova base do CBVAP houve a necessidade de novos voluntários, onde fui selecionada e recebida de braços abertos,” disse para a Rádio Solaris, que publicou ampla reportagem sobre o fato em seu site.

Inicialmente Serafin atuou como socorrista através da especialização em cursos de APH e BLS e no dia a dia dos plantões foi se interessando por conduzir também os veículos da corporação. Ela destaca que em sua jornada duas pessoas foram cruciais para inspirar e incentivá-la a seguir nesse caminho, sendo uma delas sua colega Fabi, condutora da ambulância do SAMU e seu namorado Jonas, também condutor da ambulância do SAMU e dos bombeiros.

Ainda segundo a Rádio Solaris, para se tornar condutor dos veículos do quartel é necessário além da habilitação categoria B, C ou D a realização de um curso para condutor de veículo de emergência.

Camila Serafin comenta com orgulho essa conquista. “Me sinto muito honrada em ser a primeira condutora da corporação e espero que não seja a única. Mas não posso me esquecer de todas as que já passaram pela corporação e as que também estão lá até hoje se doando nesse voluntariado,” ressalta.

Para as atuais e futuras gerações de mulheres e meninas que desejam atuar em áreas em que a presença feminina ainda não é tão comum a condutora encoraja. “Sejam fortes, dedicadas, persistentes e não desistam no primeiro obstáculo. Sempre haverá comentários maldosos, mas o reconhecimento e o agradecimento de cada vida que você ajudou a salvar não tem igual.

Para as que pretendem seguir na mesma área. “Estejam cientes que para cada conquista haverá uma renúncia, um Natal, um Dia das Mães/Pais e outras datas especiais longe da família, uma ligação na madrugada para um auxílio, mas sigam firmes,” reforça.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE