Esporte
Brasil enfrentará Suíça, Sérvia e Camarões na Copa do Mundo
Seleção Brasileira caiu no Grupo G do Mundial que começará em novembro, no Catar. Veja todos os grupos
O caminho da Seleção Brasileira no Catar está traçado. No início da tarde desta sexta-feira, em Doha, a Fifa sorteou os grupos da Copa Mundo, que inicia no dia 21 de novembro, e segue até o dia 18 de dezembro. Anfitriões, o Catar encara o Equador na abertura.
Com a melhor campanha na história das Eliminatórias, Tite e companhia ficaram no grupo G, ao lado de Suíça, Sérvia e Camarões . O Brasil estreia no dia 24, contra a Sérvia. Depois, no dia 28, a Suíça, e no dia 2 de dezembro, Camarões. Ainda na quinta, a seleção assumiu o primeiro lugar no ranking da Fifa, ultrapassando a Bélgica – algozes da amarelinha no último mundial, em 2018, na Rússia. Pelas oitavas, o Brasil encara as equipes do grupo H formado por Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul.
Os grupos ainda não estão totalmente completos. Os três últimos classificados para a Copa serão conhecidos em confrontos únicos em junho. País de Gales aguarda o vencedor de Ucrânia e Escócia. Na repescagem, Peru aguarda Austrália ou Emirados Árabes. A Nova Zelândia encara a Costa Rica.
Para a Copa do Mundo no Oriente Médio, algumas ausências serão sentidas. Após perder para a Macedônia do Norte, a Itália não desembarca no Catar. Nomes como Donnarumma, Chiellini, Verrati e o brasileiro naturalizado italiano, Jorginho, estão fora. Salah (Egito), Ibrahimovic (Suécia), Alexis Sánchez e Vidal (Chile) e Aubameyang (Gabão) são outros que completam a lista.
Brasil representado por Cafu no sorteio
A cerimônia em Doha começou com toda a pompa que um sorteio de mundial merece. Além do show de luzes e apresentações, um vídeo foi colocado ainda no início da festividade para apresentar o mascote da Copa. La'eeb, como foi chamado, é um keffyeh, tradicional lenço árabe muito utilizado pela população, principalmente pelos governantes.
Sentados na primeira, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e o emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani foram os responsáveis pelos discursos de apresentação. Infantino, como de praxe, prometeu uma das melhores copas da história. “Nós pedimos, o mundo pede, a comunidade do futebol pede para que todos os líderes parem com os conflitos", fazendo referência aos conflitos do leste europeu entre Rússia e Ucrânia. A cerimônia ainda contou com a apresentação do ator Idris Elba, de Esquadrão Suicida (2021).
Em tom mais prosaico, Hamad al-Thani foi breve nas palavras, e demonstrou senso de humor ao citar que o público estava ali não para ouvi-lo, mas sim pelo sorteio. “O impacto dos eventos esportivos são grandes, vão além do esporte", ressaltou o líder supremo do país.
Antes do sorteio, a taça chegou ao palco nas mãos de Didier Deschamps, técnico campeão pela França em 2018 e também como jogador em 1998. A escolha dos grupos foi coordenada pelo pelo ex-jogador inglês Jermaine Jenas, a jornalista inglesa Samantha Johnson, e Carli Lloyd, meio-campo da seleção americana.
O Brasil esteve representado pelo capitão do penta, Cafu, que auxiliou na retirada das seleções dos potes ao lado de outras figuras como Tim Cahill, Lothar Matthäus, Bora Milutinovic, Jay-Jay Okocha, Rabah Madjer, Adel Ahmed MalAllah e Ali Daei.