ELEIÇÕES 2026

Brasil ganha mais de 1 milhão de novos eleitores para o próximo pleito

Aumento no cadastro entre maio e dezembro reforça a mobilização para as eleições de outubro

Por Redação AU Publicado em 21/01/2026 20:06 - Atualizado em 21/01/2026 22:02

O eleitorado brasileiro cresceu de forma significativa nos últimos meses. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que mais de 1 milhão de pessoas passaram a estar aptas a votar nas eleições de 2026. O total de eleitores com título regularizado saltou de 154,29 milhões, em maio de 2025, para 155,38 milhões em dezembro, indicando avanço na mobilização política em todo o país.

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O crescimento reflete tanto a entrada de novos eleitores quanto a regularização de títulos cancelados. Após a revisão cadastral realizada no primeiro semestre de 2025 — que cancelou inscrições de eleitores ausentes por três eleições consecutivas — muitos cidadãos procuraram a Justiça Eleitoral para regularizar a situação. O movimento também foi impulsionado por jovens que solicitaram o título pela primeira vez.

Todas as regiões registraram aumento no número de eleitores. O Sudeste lidera em crescimento absoluto, com mais de 370 mil novos registros, seguido por Nordeste, Sul, Norte e Centro-Oeste. O eleitorado brasileiro no exterior também avançou, com acréscimo de cerca de 51 mil eleitores no período. Houve ainda expansão expressiva do cadastro biométrico, com mais de 2,7 milhões de novos registros.

O prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor segue aberto até 6 de maio. Após essa data, não será mais possível participar das eleições de outubro. O primeiro turno do pleito está marcado para 4 de outubro, e a Justiça Eleitoral reforça a importância de regularizar a situação com antecedência.

Termos relacionados