Agro
Brasil produzirá todo trigo que necessita em menos de 10 anos
A afirmação é do chefe-geral da Embrapa Trigo de Passo Fundo.
O Brasil é uma referência mundial no agronegócio, mas ainda precisa importar alguns tipos de cereais, em especial o trigo. No entanto, o país também é referência em pesquisa para aumentar a produção e pesquisadores declararam recentemente que o Brasil será autossuficiente em trigo em menos de uma década.
Falando sobre o assunto na Uirapuru, o chefe-geral da Embrapa Trigo de Passo Fundo, Jorge Lemainski, lembrou que o Brasil ainda compra trigo de fora e isso impacta em cerca de R$ 10 bilhões negativamente na Balança Comercial Brasileira.
De acordo com Lemainski, o país consome na ordem de 12,8 milhões de toneladas de trigo e, na safra de 2021, foram cultivados mais de 2 milhões e 700 mil hectares de trigo, o que proporcionou uma das melhores safras da história, com 7 milhões e 679 mil toneladas. Conforme o chefe-geral da Embrapa, isso mostra que o Brasil produz mais que o dobro do trigo que necessita para consumo humano, em produtos como pão, biscoito e macarrão. Uma parte deste trigo também tem liquidez para compor ração na produção de ovos, leite, carne de frango e carne suína, além de grande quantia do trigo ter sido comerciada para cerca de 14 países do exterior.
Segundo Lemainski, esses fatores fizeram com que o produtor fosse muito bem remunerado na última safra e, com maior remuneração, a tendência é que eles aumentem suas áreas de cultivo. Aumentando essas áreas de cultivo a cada ano, um prognóstico mostra que haverá mais comida para gaúchos e brasileiros e o país ainda vai poder suprir parte da demanda mundial. Assim, o chefe-geral da Embrapa Trigo de Passo Fundo afirma que o Brasil produzirá todo o trigo que necessita em menos de uma década.