AGRO

Brasil retoma exportações de frango e peru à UE; RS libera embarques em outubro

Decisão vale para todo o país imediatamente, mas Rio Grande do Sul terá cronograma diferenciado após foco de influenza aviária.

Por Redação AU Publicado em 23/09/2025 07:37 - Atualizado em 23/09/2025 08:01

A União Europeia reabriu nesta segunda-feira (22) o mercado para carne de frango e peru produzida no Brasil, cuja exportação estava suspensa desde maio, quando foi detectado um foco isolado de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informa que o regulamento europeu entra em vigor nesta terça-feira (23), autorizando a importação de produtos brasileiros com data de produção a partir de 18 de setembro, para todo o país, exceto o estado gaúcho.

No caso do Rio Grande do Sul, a retomada das exportações (fora da área foco) está prevista para 2 de outubro. Produtos provenientes do raio de 10 quilômetros em torno da granja afetada em Montenegro só serão liberados em 16 de outubro.

O governo brasileiro destaca que conseguiu recuperar em 28 dias o status de país livre da doença, após esforços de contenção rápida. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) também saudou a decisão, lembrando que entre janeiro e maio de 2025 as exportações para a UE somaram 125,3 mil toneladas de frango, volume 20,8% superior ao mesmo período de 2024, e geraram cerca de US$ 386,3 milhões, 38% a mais em receita.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados