Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Brasil terá 20 milhões de autotestes ainda em fevereiro nas farmácias

A previsão é da empresa CPMH, primeira a receber autorização da Anvisa para comercializar os exames de Covid no país.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
18/02/2022 21:40 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Com a aprovação do primeiro autoteste contra a Covid-19 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a expectativa é que, ainda em fevereiro, o Brasil tenha nas prateleiras das farmácias e estabelecimentos de saúde licenciados aproximadamente 20 milhões de exames para venda à população. Os preços vão variar de acordo com cada estabelecimento, mas a empresa responsável pela distribuição no país, a CPMH Produtos Hospitalares, prevê cobranças menores do que as praticadas no mercado internacional e comparadas com os testes realizados em laboratórios.

"O custo para a população brasileira será muito mais competitivo do que os autotestes disponíveis na Europa e nos Estados Unidos, para adequar à nossa realidade", declarou, ao R7, o responsável técnico da empresa, Rander Avelar. Ele completou que, por não ter o serviço agregado de um profissional de saúde, "é lógico e o racional que o custo para o indivíduo seja menor do que o de um teste profissional feito em uma farmácia ou laboratório". É possível encontrar testes rápidos em farmácias na faixa de R$ 50 a R$ 150.

Os preços vão variar de acordo com cada estabelecimento | Foto: BRENO ESAKI/AGÊNCIA SAÚDE/CP

O produto que obteve o aval da Avisa recebeu o nome de Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno. Ele é produzido pela empresa chinesa Bioscience (Tianjin) Diagnostic Technology. A autorização da Anvisa foi concedida na quinta-feira, após a reguladora entender que os critérios técnicos de qualidade e desempenho definidos pela agência e pelo pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) foram atendidos.

Na avaliação de Avelar, a primeira remessa que chegará ao país ainda representa "uma quantidade muito pequena frente à necessidade de testagem nacional", mas novas requisições podem ser feitas de acordo com a demanda. "Do ponto de vista comercial, o fornecedor tem uma capacidade que pode ser escalável e estamos muito confortáveis em aumentar ou ajustar a necessidade para importação ao mercado brasileiro."

O responsável técnico avalia, no entanto, que é provável que outras empresas também obtenham autorização da Anvisa, aumentando a oferta. "É uma questão de tempo para se fazer uma análise com critério que sempre foi. Nossa Anvisa é considerada uma das melhores agências do mundo do ponto de vista de regulação sanitária", afirmou.

Todos os processos de registro de produtos destinados à Covid estão sendo priorizados pela Anvisa, garante a agência. Dos 69 pedidos de registros de autotestes junto à reguladora, 34 já foram distribuídos para a área responsável, 17 aguardam mais documentos para prosseguir com o processo, 10 foram reprovados, dois estão em análise e quatro estão com avaliação concluída, aguardando publicação no DOU (Diário Oficial da União). Essas avaliações pendentes de publicação oficial podem ter sido positivas ou negativas quanto à concessão de registro.

Como funcionará o autoteste

Apesar de ser parecido com os testes rápidos já disponibilizados em farmácias, Avelar pondera que há diferença entre os produtos e, por isso, é necessário o registro de cada novo exame. "Não se trata do mesmo teste com apenas outra bula para o indivíduo fazer o autoexame. É um produto que adaptado, com estudo de usabilidade para que o consumidor possa utilizá-lo da forma correta."

Neste caso, por exemplo, o cotonete usado para a extração da amostra é menor do que os que acompanham testes laboratoriais. Além disso, eles são específicos para coletas pelo nariz e não avançam para a faringe. "Tudo é pensado para que o consumidor possa utilizá-lo de forma correta, diminuindo o risco de erro", explica.

A indicação na bula é que o autoteste seja utilizado entre o 1° e o 7° dia do início de sintomas (como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo). Caso a realização do exame ocorra porque o indivíduo, sem sintomas, teve contato com alguém que testou positivo, a recomendação é que se aguarde cinco dias para realizar o autoteste.

Em cada caixa do produto haverá um exame de antígeno, contendo um cotonete nasal, um tubo com a solução para que a amostra seja diluída, o cartão que aponta o resultado, além da bula. Em até 15 minutos o exame mostra se a pessoa está ou não com Covid-19. "Diferente do que se faz na farmácia ou laboratório, esse autoteste não tem uma indicação de diagnóstico e sim de triagem, sendo necessário, no caso de um resultado positivo, que o indivíduo procure a unidade mais próxima de saúde para confirmar o diagnóstico", alertou Avelar.

A empresa também disponibilizou uma central de atendimento com profissionais de saúde para orientar sobre o uso correto da utilização do teste. O contato pode ser feito por email, 0800 e Whatsapp. Na caixa e nas instruções de uso há um QR Code para que o consumidor possa acessar um vídeo ilustrativo. "É um outro recurso para que o indivíduo possa realmente compreender a maneira correta da utilização do auto teste", disse o responsável técnico, chamando a atenção para a necessidade da leitura da bula. "Acreditamos que essa ferramenta pode auxiliar no combate a pandemia."

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE