SEM VPN

Brasileiros relatam que estão conseguindo acessar o X apesar do bloqueio da rede social no País

Não é a primeira vez que usuários relatam a intermitência do bloqueio, que já foi apontada em semanas anteriores. Contudo, o volume de registros cresceu nas últimas horas

Por O Sul/Foto: Reprodução Publicado em 18/09/2024 10:54 - Atualizado em 18/09/2024 13:53

Brasileiros relataram, na manhã desta quarta-feira (18), que estão conseguindo acessar a rede social X. Os relatos foram compartilhados no Bluesky, que teve um aumento significativo de usuários no Brasil após o bloqueio do antigo Twitter.

Segundo as postagens, diversas pessoas conseguiram fazer publicações pelo aplicativo do X, usando Wi-Fi e dados móveis de operadoras.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que acompanha a situação e que não houve alteração da decisão de bloqueio da plataforma no País, determinado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes no fim do mês passado.

Não é a primeira vez que usuários relatam a intermitência do bloqueio, que já foi apontada em semanas anteriores. Contudo, o volume de registros cresceu nas últimas horas. Em publicações em outras redes sociais, especialistas em tecnologia dizem que uma das possíveis explicações seria a alteração do controle de "IPs puros", um rótulo numérico que identifica um dispositivo conectado à rede. É a partir do IP que as operadoras bloqueiam o acesso. Quando há alterações nesses códigos, é preciso rearranjar as barreiras.

O X está suspenso desde o dia 30 de agosto por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), depois confirmada por unanimidade pela Primeira Turma da Corte.

Termos relacionados