Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Brigada Militar deve pedir suspensão de torcidas organizadas na Arena do Grêmio

Grêmio se manifestou sobre os atos de violência empregados na Arena ontem e disse que nao vai medir esforços para identificar todos os envolvidos na situação.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
01/11/2021 14:47 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Após a invasão de um grupo de torcedores do Grêmio no gramado da Arena, logo depois da derrota da equipe para o Palmeiras, pelo Brasileirão, a Brigada Militar deverá pedir que as torcidas organizadas envolvidas na ação sejam impedidas de frequentar o estádio do Tricolor. A solicitação constará no relatório circunstanciado que será encaminhado nos próximos dias pela Corporação à Promotoria de Justiça Especializada do Torcedor do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS).

A partir do início do tumulto, que gerou depredações, agressões a seguranças de empresas particulares e a jornalistas que trabalhavam na Arena, a BM interveio e conseguiu dispersar os torcedores que estavam no campo com a tropa do 1º Batalhão de Polícia de Choque (1º BPChq) presente no local. Apesar dos atos de violência, a ação não resultou em prisões.

Foto: Diego Vara

Minutos depois do término do jogo, o tumulto ocorrido no campo foi transferido para o lado de fora da Arena, região em que carros foram destruídos e houve um corre-corre. Conforme o Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/03), a segurança dos estádios é de responsabilidade coletiva dos diversos atores do espetáculo.

A Brigada Militar realiza a segurança da arbitragem como imposição deste regulamento e mantém tropa de manutenção da ordem pública no interior dos estádios e policiamento geral no entorno. Aos clubes, cabe a revista dos torcedores para o ingresso e a manutenção de cadastro das torcidas organizadas, além da organização geral do evento em uma relação de consumo com o torcedor.

Grêmio se manifesta sobre os atos de violência empregados na Arena ontem

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa que está empregando todos os esforços necessários para, além de quem já foi reconhecido e apresentado aos órgãos competentes, identificar os demais transgressores em relação ao evento ocorrido ao final da partida entre Grêmio e Palmeiras, na Arena, deixando a critério das autoridades legitimadas para tanto, que os infratores sejam punidos na forma da lei.

O Grêmio, habitualmente engajado em ações e campanhas de conscientização contra qualquer tipo de violência e discriminação, não compactua com atos cometidos por pequena parcela dos presentes na partida de ontem.

Reitera-se que o Clube não irá se furtar de tomar as medidas internas cabíveis, após a apuração e a responsabilização dos indivíduos envolvidos no episódio.

Por fim, o Grêmio renova o seu compromisso com o estrito cumprimento das leis e com a manutenção da ordem pública, permanecendo à disposição e atuando proativamente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE