Segurança
Brigada Militar participa da Operação Fronteiras e Divisas com polícias de outros estados
Na região norte as operações começaram no Goio-Ên, onde policiais militares do Rio Grande do Sul e Santa Catarina trabalharam de forma integrada
A Brigada Militar desencadeou nesta quinta-feira (20), a Operação Fronteiras e Divisas do Consórcio SULMASSP, planejada pela Secretaria de Segurança Pública em conjunto com os Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O CRPO-Planalto possui em sua responsabilidade territorial, especificamente por meio do 13º BPM, ampla divisa com o Estado de Santa Catarina, com inúmeros pontos de interligação, por via terrestre ou fluvial e tem importante participação na Operação.
As ações da Operação visam combater os crimes perpetrados por organizações criminosas nas regiões de fronteira com os países vizinhos e entre as divisas de Estados. Objetiva ainda impedir o tráfico de drogas e de armas, bem como manter a preservação da ordem pública nas regiões, por meio de ações integradas e do aprimoramento da contínua troca de informações.
A ação integrada começou às 10h, simultaneamente, em centenas de municípios dos cinco estados.
No âmbito do CRPO-Planalto o lançamento oficial ocorreu na divisa dos Estados, na localidade de Goio-ên, onde guarnições policiais militares de Unidades da PM de Santa Catarina e da Brigada Militar se concentraram para o início das atividades integradas.
Eventos e ações em Passo Fundo (3º RPMon) e Sarandi (38º BPM) completaram os esforços do Comando Regional neste dia 20/07.
No lançamento principal e integrado, a Brigada Militar foi representada por guarnições do 13º BPM e das frações especializadas do 1º Batalhão Rodoviário (BRBM) e do 3º Batalhão Ambiental (BABM) que, unidas as frações do 4º Comando Regional de Polícia Militar (CPRM), com guarnições do 2º BPM de Chapecó, do Canil, das polícias Rodoviária e Ambiental e ainda do Serviço Aéreo de Fronteira (SAER-FRON), da PMSC, desencadearam inúmeras ações em terra, água e no ar, na divisa.
As ações integradas, conforme o escopo estratégico, tático e operacional da Operação, seguirão sendo realizadas nos próximos dias, em pontos definidos pela Inteligência Policial Militar