Segurança
Brigada Militar realiza formatura de 73 PMs habilitados ao posto de tenente
Curso Básico de Administração Policial Militar (CBAPM) capacita primeiros-sargentos à promoção.
Em mais um ato de valorização, reconhecimento e qualificação do efetivo, a Brigada Militar (BM) realizou, neste sábado (28), a formatura do Curso Básico de Administração Policial Militar (CBAPM). A solenidade, que formou 73 novos tenentes, aconteceu no Estádio General Cypriano, no complexo do Departamento de Ensino da BM, na capital.
O CBAPM é a capacitação que habilita os primeiros-sargentos à promoção ao posto de 1º tenente. O curso, que se iniciou em 16 de novembro de 2022, teve carga horária de mais de 540 horas de instruções teóricas e práticas, além de estágio que possibilitou a experimentação e testagem do aprendizado.
O curso, supervisionado pelo Departamento de Ensino, foi coordenado e executado pela Academia de Polícia Militar. Completaram a formação, 60 homens e 13 mulheres. O primeiro-sargento Jurandir Fortes de Oliveira recebeu das mãos do comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli, medalha pela primeira colocação no CBAPM, com nota final 9,98.
Paraninfo da turma, o comandante-geral da BM parabenizou a garra e persistência dos afilhados. “Este momento simboliza o resultado de anos de devoção e, principalmente, de renúncia e abnegação. Todos aqui, sem exceção, são militares experimentados no ofício, ingressaram em momentos distintos da nossa Brigada e trazem consigo uma trajetória de sucesso”, destacou o coronel Feoli.
O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, afirmou que a qualificação do efetivo reflete na melhoria da prestação de serviço à comunidade. “Hoje a BM é referência no Brasil, e o que nos traz este resultado é o esforço e dedicação destes homens e mulheres que atuam diariamente. Estes policiais que se formam vão auxiliar no comando de frações da corporação, e um efetivo qualificado é um grande ganho ao sistema de segurança”, ressaltou.
Além de Caron e Feoli, também estiveram presentes o subcomandante-geral da BM, coronel Douglas da Rosa Soares, e o chefe do estado-maior da BM, coronel Rogério Stumpf Pereira Junior, dentre outras autoridades civis e militares.