Calor e instabilidade marcam o início da semana no Rio Grande do Sul

Estado segue sob influência de ar quente e úmido, com sol entre nuvens, sensação de abafamento e pancadas de chuva principalmente entre a tarde e a noite.

Por Redação/Correio/Metsul Publicado em 28/12/2025 22:58 - Atualizado em 28/12/2025 23:15

O Rio Grande do Sul começa a semana sob a atuação de uma massa de ar tropical quente e úmida. Nesta segunda-feira, o sol aparece em vários momentos, alternando com períodos de maior nebulosidade, o que mantém a sensação de calor abafado. A instabilidade segue presente, com previsão de pancadas de chuva entre a tarde e a noite, especialmente em áreas do Oeste, do Centro e da Metade Norte do Estado.

Em Erechim e na região do Alto Uruguai, o dia será marcado por calor e alta umidade. O sol aparece entre nuvens durante a manhã e parte da tarde, mas há chance de chuva em forma de pancadas isoladas no fim do dia e à noite, podendo ocorrer trovoadas. As temperaturas devem variar em torno de 21°C nas primeiras horas do dia e chegar perto dos 32°C à tarde.

A instabilidade também atinge a Grande Porto Alegre, onde a chuva pode ocorrer com intensidade localmente forte, além de risco isolado de temporais, descargas elétricas e rajadas de vento. No Sul do Estado, o tempo tende a ficar mais estável ao longo do dia. Em todo o território gaúcho, o calor persiste, aumentando o desconforto térmico.

Para os últimos dias de 2025 e o início de 2026, a previsão indica a continuidade da instabilidade sobre o Estado. Os dias devem seguir quentes, com presença de sol, mas também com pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite, principalmente na Metade Norte, incluindo a região do Alto Uruguai.