PREVISÃOA DO TEMPO

Calor intenso marca o domingo no RS, mas alerta indica mudança brusca no tempo

Erechim e região terão sol, calor e chance de temporais isolados antes da chegada de frente fria na semana

Por Redação AU Publicado em 13/12/2025 20:55 - Atualizado em 13/12/2025 20:56

Uma massa de ar quente garante um domingo (14) típico de verão no Rio Grande do Sul, mesmo antes do início oficial da estação. O dia será de sol com variação de nuvens e calor forte a intenso em grande parte do Estado, segundo a MetSul Meteorologia. As temperaturas máximas devem variar entre 32ºC e 35ºC em diversas regiões, com possibilidade de marcas ainda mais altas em pontos do Oeste, Noroeste e Centro do RS.

Em Erechim e região do Alto Uruguai, o domingo começa com tempo firme e temperaturas agradáveis pela manhã, mas o calor aumenta rapidamente ao longo do dia. As máximas devem ficar próximas ou acima dos 30ºC, com sensação de abafamento durante a tarde. O predomínio é de sol entre nuvens, porém não se descarta chuva de verão isolada, especialmente entre o fim da tarde e a noite.

O forte aquecimento favorece a formação de nuvens carregadas de maneira localizada. De acordo com os meteorologistas, podem ocorrer temporais muito isolados, com chuva forte, raios e eventual queda de granizo em pontos do Norte, Serra, Vales e parte do Centro do Estado. Os acumulados no domingo variam, em geral, entre 5 e 30 milímetros, sem previsão de volumes generalizados.

Apesar do cenário de tempo firme e calor neste domingo, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para risco de temporais. Uma área de baixa pressão já atua sobre o Estado e deve ganhar força no início da semana, elevando o potencial para instabilidades mais severas.

Na segunda-feira (15), o avanço de uma frente fria muda o tempo em praticamente todo o território gaúcho. Há previsão de tempestades com rajadas de vento entre 70 e 90 km/h, chuva forte, descargas elétricas e granizo, com maior risco nas regiões das Missões, Noroeste e Norte — incluindo Erechim e municípios vizinhos. Os acumulados podem chegar a 50 mm, com pontos isolados acima disso.

A instabilidade ainda persiste na madrugada e manhã de terça-feira (16), quando a frente fria avança pelo Norte, Nordeste, Serra e Litoral. Ao longo do dia, o tempo tende a melhorar, com retorno do predomínio de sol e temperaturas mais amenas. Até lá, a recomendação é acompanhar os avisos meteorológicos e redobrar a atenção diante das mudanças rápidas no tempo.

Conteúdo relacionado