Clima

Calor vai ganhar muita força neste fim de semana no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil

O calor já está forte hoje nestas regiões, mas deve aumentar ainda mais amanhã, conforme a Metsul

Por Redação Publicado em 11/11/2023 15:51 - Atualizado em 03/06/2024 13:53

A MetSul Meteorologia alerta que o calor será intenso neste fim de semana no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, com temperaturas próximas ou acima de 40ºC em várias cidades e marcas extremas em algumas áreas. O calor já está forte hoje, mas deve aumentar ainda mais amanhã.

Uma massa de ar quente sobre o Centro do Brasil se intensificará neste fim de semana, resultando em temperaturas extremamente altas nos estados do Centro-Oeste e Sudeste.

No estado de São Paulo, a maioria dos municípios terá máximas acima de 35ºC neste sábado. No Noroeste e no Norte paulista, algumas áreas podem chegar perto dos 40ºC e em algumas cidades podem atingir até 40ºC. Na cidade de São Paulo, a temperatura pode chegar a 35ºC.

São Paulo terá ainda mais calor neste domingo. Muitas cidades do Centro para o Oeste e o Norte do interior paulista terão máximas à tarde perto e acima de 40ºC. Pontos do litoral também podem bater 40ºC.

Na capital paulista, o domingo deve ser de calor muito intenso com máximas de até 37ºC ou mais, o que pode fazer deste domingo o dia mais quente já registrado na cidade. O recorde de máxima para novembro na cidade de São Paulo é de 36,1ºC.

O Rio de Janeiro vai ter um fim de semana escaldante. As temperaturas máximas na cidade do Rio tendem a alcançar até 38ºC neste sábado e mais de 40ºC neste domingo, não se descartando marcas tão altas quanto 41ºC a 42ºC em pontos do Grande Rio na tarde do domingo. 

Muito calor também em Minas Gerais. A temperatura passará de 35ºC em muitos locais do estado com marcas perto e acima de 40ºC no Noroeste do estado e no Triângulo Mineiro. Belo Horizonte e sua área metropolitana podem anotar 33ºC a 35ºC neste sábado e 35ºC a 37ºC no domingo.

No Centro-Oeste, máximas acima de 40ºC hoje e, principalmente, amanhã em diversos pontos do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Cuiabá deve ter máximas de 40ºC a 42ºC nos dois dias. Campo Grande enfrentará calor muito intenso com máximas de 37ºC a 39ºC. 

O pior do calor no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil, entretanto, é esperado ao longo da próxima semana com marcas extremas. A MetSul vem alertando para marcas que serão extraordinariamente altas e recordes absolutos de temperatura em um grande número de cidades.


Conteúdo relacionado

Termos relacionados