Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Câmara aprova PEC que aumenta piso salarial para agentes de saúde

Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias terão piso de ao menos dois salários mínimos.

R7
por  R7
23/03/2022 21:08 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que eleva o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias para pelo menos dois salários-mínimos — totalizando, atualmente, R$ 2.424. Hoje, o piso salarial das categorias é de R$ 1.750. Agora, o texto segue para a análise do Senado.

Durante a votação, os deputados decidiram analisar o texto original da PEC. Segundo essa versão, os recursos destinados ao pagamento do vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias serão consignados no Orçamento da União com dotação própria e exclusiva.

Além disso, o piso salarial das categorias fica sob a responsabilidade da União, cabendo aos estados e municípios estabelecer outras vantagens, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações a fim de valorizar o trabalho desses profissionais.

Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias terão também somados aos vencimentos adicional de insalubridade e direito à aposentadoria especial devido aos riscos inerentes às funções desempenhadas. Por fim, os recursos financeiros repassados pela União a estados e municípios para pagamento do piso ou de qualquer outra vantagem dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias não serão objeto de inclusão no cálculo para fins do limite de despesa com pessoal.

A PEC, apresentada em 2011, levou 11 anos para ser votada no plenário da Câmara. Ao longo desses anos, o texto passou pelas análises da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e de uma comissão especial. A redação inicial da matéria sofreu alterações na comissão especial, em 2017. Segundo o texto substitutivo, era necessário estabelecer uma lei federal para dispor sobre o regime jurídico do piso salarial dos agentes de saúde. Por entenderem que essa proposta ficou defasada, os deputados optaram por resgatar a primeira versão da PEC.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE