Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Câmara dos Deputados aprova projeto que libera o cultivo de maconha por empresas para fins medicinais

Deputados federais contrários ao projeto afirmaram que apresentarão recurso, e a proposta pode ser discutida no plenário da Câmara.

AE - Agência Estado
por  AE - Agência Estado
08/06/2021 18:09 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (08), um projeto que libera o cultivo, por empresas, de cannabis sativa (maconha) para fins medicinais e industriais no Brasil.

O texto tramitou de forma conclusiva pela comissão, o que significa que seria enviado diretamente ao Senado. No entanto, deputados federais contrários ao projeto afirmaram que apresentarão recurso, e a proposta pode ser discutida no plenário da Câmara.

A votação ficou empatada em 17 a 17. Coube ao relator da matéria, deputado Luciano Ducci (PSB-PR), desempatar favoravelmente ao texto. A proposta teve como base o projeto do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), de 2015. Inicialmente, a proposta alterava a Lei Antidrogas apenas para autorizar no Brasil a venda de medicamentos oriundos da cannabis sativa. O relator, porém, apresentou um substitutivo amplo, que prevê o uso medicinal, veterinário, científico e industrial da erva.

O que prevê o projeto?

Pelo projeto aprovado, fica liberado o “cultivo, processamento, pesquisa, armazenagem, transporte, produção, industrialização, manipulação, comercialização, importação e exportação de produtos à base de cannabis”.

A proposta diz que fica permitido o cultivo de cannabis em todo o território nacional, desde que feito por pessoa jurídica autorizada pelo Poder Público. As mudas e sementes deverão ser certificadas.

Pelo texto, as empresas interessadas deverão se submeter a condições mínimas de controle, como: cota de cultivo, suficiente para atender demanda pré-contratada ou com finalidade pré-determinada, que deverá constar do requerimento de autorização para o cultivo; indicação de proveniência e caracterização do quimiotipo da planta de cannabis, bem como a rastreabilidade da produção, desde a aquisição da semente até o processamento final e o seu descarte; e plano de segurança, que atenda a todos os requisitos de segurança previstos na lei, visando a prevenção de desvios.

Conforme o projeto, o cultivo medicinal deverá ser feito exclusivamente em casas de vegetação, que são estruturas montadas para cobrir e abrigar artificialmente plantas, feitas com materiais transparentes para permitir a entrada da luz solar.

Medidas de segurança

O projeto fixa que as áreas de plantio para fins medicinais e industriais deverão ter o seu perímetro protegido para impedir o acesso de pessoas não autorizadas.

Os locais deverão ser equipados com sistema de videomonitoramento em todos os pontos de entrada, com restrição de acesso e sistema de alarme de segurança.

No caso do cultivo para uso medicinal, o texto exige ainda que todo o perímetro das instalações seja protegido com tela, alambrado de aço ou muros de alvenaria. As estruturas deverão ter, no mínimo, dois metros de altura e serão providas de cercas elétricas com tensão suficiente para impedir a invasão de pessoas não autorizadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE